O Senado dos Estados Unidos aprovou, por margem estreita, o projeto de orçamento fiscal de 2026 proposto pelo presidente Donald Trump, que reduz o financiamento federal da Brand USA de US$ 100 milhões para US$ 20 milhões. O texto agora segue para a Câmara, onde a tramitação ainda é incerta.
O projeto original — chamado “One Big Beautiful Bill Act” — previa a manutenção integral do orçamento da Brand USA, mas a proposta foi alterada em junho pela Comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, durante o processo de reconciliação orçamentária. A decisão final do Senado foi definida com o voto de minerva do vice-presidente JD Vance, que desempatou o placar em 51 a 50.
Desde sua criação em 2009, a Brand USA tem suas contribuições do setor privado equiparadas por verbas federais de até US$ 100 milhões, provenientes de uma parcela de US$ 17 da taxa do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) paga por visitantes internacionais. O projeto de lei atual não especifica qual será o novo destino dos recursos arrecadados por meio do ESTA.
Durante a conferência IPW realizada em junho, Geoff Freeman, CEO da U.S. Travel Association, afirmou que a entidade está empenhada em tentar reverter o corte. “Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para proteger a Brand USA. Temos mais aliados no Congresso do que opositores”, declara o executivo.
Enquanto o debate legislativo continua, a entidade de promoção turística dos EUA segue com sua nova campanha de marketing voltada ao estímulo do turismo receptivo aos Estados Unidos, nomeada “America the Beautiful”.