BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Brasil tem melhor semestre da história na chegada de turistas internacionais

Com 5,3 milhões de visitantes estrangeiros até junho, país pode ultrapassar a meta de 2027 já neste ano

O Brasil registrou seu melhor desempenho histórico na entrada de turistas estrangeiros em um primeiro semestre. De janeiro a junho de 2025, desembarcaram no país 5.332.111 visitantes internacionais, segundo dados da Polícia Federal. O volume representa um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024 e equivale a 77,3% da meta de 6,9 milhões de turistas estipulada para todo o ano dentro do Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Caso o ritmo se mantenha, o Brasil poderá ultrapassar, ainda em 2025, o objetivo total de 8,1 milhões de visitantes previsto apenas para 2027.

Somente no mês de junho, o país recebeu 444.882 turistas estrangeiros – um salto de 33,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com mais de 112 mil chegadas adicionais. A liderança no ranking de emissores segue com a Argentina, que enviou 2.323.891 visitantes no semestre. Em seguida aparecem Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189), que também demonstram crescimento expressivo.

“O turismo no Brasil deixou de ser potencial e virou realidade. Estamos chegando nos patamares de chegada de turistas estrangeiros que o nosso país merece, num nível de crescimento que é o maior do mundo hoje”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Para ele, o avanço tem sido impulsionado por ações articuladas da Embratur e do Ministério do Turismo, que buscam promover o país de forma mais ampla e diversa, indo além da imagem tradicional de sol e praia. “Isso tem gerado novos investimentos, milhares de empregos e renda em todo o país”, completou.

Na avaliação do Ministro do Turismo, Celso Sabino, o recorde é reflexo de uma estratégia estruturada: “Estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro. Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional”, afirmou. Ele também destacou o diferencial competitivo do Brasil, que combina natureza exuberante, cultura rica e gastronomia diversa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS