BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Embratur lança plataforma Rio de Janeiro Sounds para promover programação musical

Ferramenta criada com a Queremos! organiza agenda cultural carioca e integra estratégia internacional de economia criativa da agência

A Embratur anunciou o lançamento da plataforma Rio de Janeiro Sounds, iniciativa desenvolvida em parceria com Felipe Continentino e Pedro Seiler, fundadores da Queremos!, como parte da estratégia de promoção internacional baseada na economia criativa. Durante a apresentação, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirmou que a música será um ativo central da nova política.

“A música é uma das carteiras de identidade mais importantes que o Brasil tem. Ela não tem fronteira, mas tem identidade”, disse Freixo. Ele destacou que o país deve encerrar 2025 com recorde histórico de visitantes internacionais. “Nós já chegamos a 8 milhões de turistas e vamos chegar a 9 milhões até 31 de dezembro.”

A plataforma, que estreia nesta sexta-feira (12), reúne programação musical da capital fluminense em um único ambiente digital, com curadoria semanal da Queremos!.

Continentino explicou que o objetivo é facilitar o acesso a informações hoje dispersas. “A comunicação está muito pulverizada. O Rio de Janeiro Sounds pretende organizar essa oferta e contar a história dos eventos e das casas que fazem a cena da cidade”, afirmou.

Expansão para outras capitais

O projeto será replicado em Salvador, onde a versão local está prevista para ir ao ar no fim de janeiro. Luciano Matos, jornalista e fundador da Radioca, destacou que a capital baiana reúne características únicas. “Salvador tem festividades que misturam religião, música e rua. É uma cidade diversa, e isso precisa aparecer na plataforma”, disse.

A proposta é que cada cidade apresente sua identidade musical, incluindo histórias de casas de shows, produtores, artistas e tradições culturais.

Freixo reforçou que a aproximação com a música dialoga com a estratégia do novo Plano de Marketing Turístico. “O Brasil é um país único, mas que nunca foi um só. Trabalhamos para mostrar que o Brasil não é só sol e praia. É cultura, natureza, gastronomia e, principalmente, música.”

Parcerias com Tiny Desk Brasil e Som Livre ampliam a frente musical

Além do Sounds, a Embratur anunciou um episódio extra do Tiny Desk Brasil, com atração ainda não divulgada, que estreia em 16 de dezembro. Representando o projeto, Fernanda Couto afirmou que a parceria “fortalece uma visão comum de promover a diversidade e as expressões culturais brasileiras no mundo”.

A Som Livre também integra o pacote de ações com o projeto Disco na Agulha. Segundo Vinícius Azevedo, coordenador artístico da gravadora, o objetivo é “promover a cultura brasileira através da diversidade musical”, com gravações de DJ sets em pontos turísticos.

Participante do evento, o músico paraense Felipe Cordeiro celebrou a iniciativa. “Não existe identidade brasileira sem música. E essa identidade precisa incorporar as narrativas da Amazônia, que são absolutamente necessárias no século XXI.”

Como a plataforma vai funcionar

A operação da plataforma segue um modelo pensado para atender turistas e moradores, combinando curadoria especializada e mecanismos de busca amplos. Segundo Freixo, o sistema oferece três frentes principais: uma seleção fixa de casas e eventos emblemáticos da cidade, filtros personalizados para organizar a agenda conforme o perfil do usuário e uma curadoria semanal com indicações específicas. “A ideia é que a plataforma sirva ao usuário, que ele possa ser o mais autônomo possível”, explicou.

Na prática, quem acessar poderá definir datas de estadia, preferências musicais e categorias como eventos gratuitos, jazz ou programações afro. A busca não possui filtros editoriais e reúne “tudo que está disponível em algum lugar da internet”, preservando a diversidade e permitindo que apareçam eventos de diferentes bairros, incluindo periferias, zona portuária e subúrbio. Para os destaques editoriais, a curadoria se concentra em relevância cultural sem priorizar grandes shows. “Ninguém vai ao show da Madonna porque encontrou na plataforma, mas muita gente não sabe que existe o baile charme de Madureira”, exemplificou o presidente da Embratur.

A atualização acontece semanalmente, sempre às quintas. Já a sessão “Você tem que conhecer” reúne espaços tradicionais, como Pedra do Sal e Samba do Trabalhador, funcionando como um guia de referência permanente. O site também está traduzido para inglês e espanhol – função criada especialmente para turistas internacionais – e possui canais para envio de sugestões de eventos diretamente por e-mail disponível no site ou pelo perfil do Instagram Rio de Janeiro Sounds.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS