A Azul, maior companhia aérea do País em cidades atendidas e rotas domésticas diretas, encerra 2025 na liderança do transporte aéreo em Minas Gerais. De janeiro a outubro, a empresa movimentou mais de 3,94 milhões de passageiros em operações domésticas e internacionais a partir dos aeroportos mineiros, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O volume representa crescimento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando 3,47 milhões de Clientes embarcaram pela companhia no estado. A oferta também avançou: foram mais de 4,88 milhões de assentos disponibilizados ao longo dos dez primeiros meses do ano, contra 4,45 milhões no ano anterior.
A liderança se manteve em outubro, mês em que o Aeroporto Internacional de Confins, um dos principais hubs da Azul, registrou a maior movimentação do estado, com mais de 362,1 mil Clientes transportados. As rotas mais procuradas conectaram Confins a Viracopos (SP), Recife (PE), Congonhas (SP), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA), reforçando a posição estratégica do terminal para a malha doméstica.
Para o Carnaval 2026, a companhia prepara um reforço significativo na operação. Entre 12 e 22 de fevereiro, Confins contará com 120 voos extras, entre chegadas e partidas, somando 18 mil assentos adicionais. As operações especiais vão conectar o aeroporto da região metropolitana de Belo Horizonte a 16 destinos, incluindo Congonhas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Galeão, Foz do Iguaçu, Ilhéus, Jericoacoara, Manaus, Maceió, Montes Claros, Navegantes, Porto Alegre, Recife, Salvador e Viracopos.
“Minas Gerais tem um papel fundamental na nossa estratégia de crescimento, especialmente com o aeroporto de Confins, que é um dos nossos hubs, para ampliar nossa capilaridade e fortalecer a conectividade com diferentes regiões do país e o exterior. Por isso, conseguimos montar um planejamento especial para o Carnaval com diferentes opções de rotas e comodidade para os nossos Clientes”, disse Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.






