O Tiny Desk Brasil, versão nacional do projeto da NPR, terá um episódio extra apresentado pela Embratur em 16 de dezembro. A produção é realizada pela Anonymous Content Brazil e integra uma parceria que envolve música e promoção da imagem do país no exterior.
Segundo a Agência, a colaboração faz parte de uma estratégia voltada à música dentro das ações internacionais de promoção turística. A iniciativa busca alinhar manifestações culturais brasileiras à divulgação do destino Brasil em diferentes mercados.
“A música brasileira é um patrimônio mundial, diretamente ligado à nossa percepção de identidade”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Começamos essa nova fase abrindo esse diálogo com o setor e colocando em prática as primeiras parcerias. O propósito é avançarmos, trazendo a música, assim como fizemos com o audiovisual, para a nossa estratégia de promoção turística internacional do Brasil”, acrescenta.
Para Roberto Gevaerd, diretor de Inovação da Embratur, a parceria reforça o papel da música como elemento central na conexão do país com o visitante internacional. “A parceria da Embratur com o Tiny Desk Brasil é o reconhecimento de que a música é o vetor emocional e autêntico mais poderoso da nossa identidade nacional”, comenta.
“O turista cultural moderno busca a experiência genuína, e o Brasil, com todos os seus ritmos, oferece uma tríade de alegria, energia e hospitalidade. Trabalhar com uma das plataformas musicais mais influentes do mundo projeta exatamente como queremos que o mundo nos veja”, completa Gevaerd.
Enfoque internacional e percepção da música brasileira
A parceria foi anunciada em coletiva realizada em 8 de dezembro. Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil, destacou o caráter estratégico da iniciativa:
“O trabalho conjunto com a Embratur integra música e promoção turística internacional do Brasil, com olhar cuidadoso para a projeção internacional e a qualificação da forma como nossas expressões artísticas são percebidas globalmente”, afirma.
A atração convidada ainda não foi divulgada, mas a produção indica que o episódio manterá o foco do projeto. “Embora a atração só seja revelada no dia da estreia, podemos garantir mais um episódio com alto valor cultural e simbólico, além é claro, de excelência artística, diversidade, pluralidade de gêneros musicais e representatividade territorial. Mais um presente da música brasileira para o mundo”, adianta Couto.
Tiny Desk Brasil e expansão do projeto no país
A edição brasileira do Tiny Desk busca registrar artistas em um ambiente de gravação enxuto, com foco na performance ao vivo. A proposta reforça a atenção à diversidade musical e ao diálogo entre diferentes públicos, ampliando o alcance da produção nacional.
Barbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil e produtora executiva do Tiny Desk Brasil, avalia que o projeto contribui para debates relevantes no setor. “O Tiny Desk Brasil tem colaborado com a renovação de percepções e estimulado conversas importantes sobre representatividade, inovação e memória musical, elementos essenciais para o desenvolvimento de um ecossistema cultural mais robusto e inclusivo”, comenta.
“Neste episódio extra e em 2026, nossa curadoria continua se desenvolvendo de forma estratégica, responsável e alinhada à missão do projeto de fomentar, registrar, celebrar e difundir a riqueza e a complexidade da música brasileira”, avalia.
Com nove episódios produzidos desde o lançamento, o Tiny Desk Brasil já ampliou sua presença no cenário cultural, mobilizando artistas e público e fortalecendo a circulação da música brasileira em diferentes mercados.

