A Embratur apresentou, nesta segunda-feira (8), o Plano Brasis 2025–2027 do Distrito Federal, em evento realizado na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Sebrae/DF, define as diretrizes para reforçar a promoção internacional de Brasília, com foco na ampliação da visibilidade da capital no exterior e na atração de turistas estrangeiros.
O encontro reuniu representantes do trade turístico e autoridades locais, entre elas Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal; Rose Rainha, superintendente do Sebrae/DF; e Diná Ferraz, diretora-técnica do Sebrae/DF.
Segundo Alexandre Nakagawa, gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, a iniciativa marca uma nova etapa para o posicionamento de Brasília no mercado externo. “O Plano Brasis surge como um marco estratégico para modernizar e fortalecer a promoção turística”, afirma.
“Com isso, essa apresentação no Distrito Federal tem o objetivo de ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando suas características únicas, como a arquitetura, a cultura e o potencial rural, e integrando todos os parceiros para alcançar resultados concretos no desenvolvimento do turismo do Brasil e do DF”, acrescenta.
Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, destacou o processo de construção da estratégia. “Para construir esse plano, percorremos e ouvimos todas as Unidades da Federação”, comenta. “Reunimos hoje o trade aqui na Casa de Chá, um espaço icônico e ativo de Brasília, para fazer o alinhamento de estratégias e de promoção turística internacional, pois para que o turista chegue, todos nós precisamos dar as mãos e estar alinhados em uma mesma estratégia”, complementa.
Para Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal, o plano representa uma ferramenta para atualizar a comunicação turística. “A presença de todos reforça o compromisso de, por meio deste plano, ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando nossas características únicas, como o potencial arquitetônico, cultural, de natureza e a gastronomia”, salienta.
“Ter acesso a essa ferramenta é uma oportunidade valiosa para reposicionar nossa imagem e, juntos, transformarmos o planejamento em resultados concretos para o turismo do Distrito Federal e para o Brasil, pois o turismo é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento”, reforça.
Patrícia Mayana, gerente-adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae, ressaltou a diversidade refletida no nome da iniciativa. “Estamos fazendo questão, junto com a Embratur, de realizar um evento em cada estado”, afirma. “Este é um momento muito importante para o Distrito Federal, o Sebrae e a Embratur, e eu faço um convite a todos: venham para Brasília, que tem muita coisa legal para fazer, desde o turismo de negócios até as vinícolas, e o turismo cultural e musical”, acrescenta.
“Nada é mais Brasis do que Brasília”, reforça Diná. “Queremos dar destaque a Brasília, uma cidade arquitetônica de excelência, que possui potencial enorme de turismo cultural, jurídico, civil e artístico, além de ter turismo rural com destaque para vinhos e queijos”, continua.
“Temos capacidade de receber a todos com qualidade e eficácia, apoiados por uma rede hoteleira fantástica e um dos melhores aeroportos do mundo. O Sebrae/DF está de portas abertas para ajudar os empreendedores a ter eficiência em sua gestão, para que possamos receber com excelência o nosso turista e mostrar o potencial que Brasília tem”, conclui a diretora-técnica do Sebrae/DF.
Brasília além da arquitetura
O Plano Brasis DF apresentado pela Embratur reforça o posicionamento da capital como destino múltiplo. Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e Cidade Criativa do Design, Brasília combina urbanismo moderno, cultura e natureza.
Entre os segmentos priorizados para promoção internacional estão turismo cultural e cívico, ecoturismo e bem-estar, negócios, eventos e MICE, além de gastronomia e enoturismo. Segundo a Embratur, a diversidade de experiências, do turismo rural à prática de esportes, passando por wellness e eventos corporativos, amplia o alcance do destino e reduz a sazonalidade.
Dados apresentados no encontro mostram que o Distrito Federal registrou 68.469 entradas internacionais em 2024. Até novembro de 2025, o número já superava 89 mil turistas estrangeiros, crescimento de 30% em relação ao ano anterior, com tendência de fechar 2025 como o melhor resultado da série histórica.
O Plano Brasis
O Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 foi desenvolvido pela Embratur, em colaboração com o Sebrae e o Ministério do Turismo (MTur). O documento estabelece diretrizes para fortalecer a promoção global dos destinos brasileiros, com ações específicas para cada estado e para o Distrito Federal.
A expectativa é aumentar o fluxo internacional, diversificar mercados emissores, ampliar receitas e distribuir os benefícios do turismo de forma equilibrada, com geração de emprego e renda local.

