A Latam Airlines apresenta nesta terça (9), em Nova York, sua visão estratégica para os próximos anos durante o Investor Day 2025, realizado na Bolsa de Nova York. No encontro com investidores, Roberto Alvo, CEO do grupo, destacou a construção de uma operação mais eficiente, digital e escalável, com base em pilares que incluem pessoas, produto, receitas premium, gestão de custos e solidez financeira.
“Estamos construindo a Latam do futuro, apoiada em ativos estratégicos únicos que nos permitem contar com um modelo sólido e sustentável”, afirmou. Ele reforçou ainda o papel das equipes, citando que o grupo atua “com propósito claro e compromisso com clientes, colaboradores e comunidades”.
Avanços no mercado premium
A Latam segue investindo na renovação de cabines e na ampliação de serviços complementares, como lounges e conectividade a bordo. Um dos destaques anunciados é a nova classe Premium Comfort, prevista para 2027, que oferecerá 50% mais espaço. O grupo estima crescimento anual de 7% na oferta de assentos premium nos próximos quatro anos.
O programa Latam Pass também se expande, reunindo hoje mais de 53 milhões de membros e mais de 100 parcerias comerciais.
O avanço do segmento premium tem sustentado parte relevante do crescimento do grupo. As receitas dessa categoria mais do que dobraram desde 2019, chegando a US$ 3,3 bilhões em 2025. Segundo a companhia, 100% dos voos operam com assentos premium, e o NPS dessa categoria alcança 60 pontos, cinco acima do índice geral.
Investimentos, frota e metas financeiras
O plano de investimentos prevê US$ 1,5 bilhão em 2025 e US$ 1,7 bilhão anuais em 2026 e 2027, com foco em modernização e expansão da frota. O grupo projeta receber 26 aeronaves em 2025, 41 em 2026 e 27 em 2027, mantendo idade média igual ou inferior a 12 anos.
A Latam também pretende alcançar crescimento de ASK em dígito médio a alto até 2027, além de manter ou expandir sua margem EBITDA ajustada.
As metas incluem ainda retorno sobre capital investido acima de 20%, liquidez entre 21% e 25% das vendas dos últimos doze meses e endividamento líquido ajustado abaixo de 2,0x.
Digitalização e ganhos operacionais
A transformação digital integra processos e dados em áreas como viagens, fidelidade, carga e operações. A manutenção baseada em dados permitiu ganho equivalente a quatro aeronaves, ao gerar mais de 1.100 dias adicionais de disponibilidade operacional.
No relacionamento com o passageiro, o grupo registrou avanço de 38 pontos no NPS digital após melhorias no site e no aplicativo, ampliando autonomia em etapas da jornada de viagem.







