BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 reconhece 17 iniciativas em Belém (PA)

Reconhecimento do Prêmio Braztoa reuniu projetos de turismo sustentável de Belém (PA) e reforçou a presença da Amazônia no setor

A 13ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 ocorreu nesta segunda-feira (8), no Teatro Estação Gasômetro, em Belém (PA), marcando a primeira vez em que a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) levou o evento para a Região Norte. A palavra-chave principal da cerimônia foi a Amazônia, que concentrou parte significativa dos projetos finalistas e premiados. O Pará recebeu destaque com seis iniciativas finalistas e quatro vencedoras.

Aldo Valentim, diretor de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do Ministério do Turismo (MTur), representou o ministro Celso Sabino. O ministro enviou mensagem reforçando o papel estratégico da região.

“A realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Belém, no coração da Amazônia brasileira, e que está no centro do debate mundial sobre o desenvolvimento sustentável, reforça o compromisso do Governo Federal com um turismo que gera emprego, preserva o meio ambiente e valoriza as comunidades locais”, afirma. “Hoje, a política nacional do turismo atua em um modelo de crescimento que alia preservação, inclusão social e geração de renda, tendo na sustentabilidade o seu eixo estratégico”, acrescenta.

A edição 2025 reconheceu 15 vencedores e duas menções honrosas, totalizando 17 iniciativas. Sete dos 15 projetos premiados atuam diretamente na Amazônia, reforçando o papel do bioma na agenda do turismo sustentável brasileiro.

As ações inscritas vieram de 13 estados, com iniciativas premiadas também de São Paulo (SP), Amazonas (AM), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Ceará (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Segundo a organização, 93% dos projetos vencedores têm potencial de replicabilidade, permitindo adaptação em outros territórios.

Para Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, o momento marca uma continuidade após debates internacionais recentes. “A edição deste ano do Prêmio chega logo após a COP30, reafirmando que o turismo brasileiro está preparado para transformar compromissos globais em ações reais. As iniciativas vencedoras mostram que sustentabilidade e inovação já fazem parte da essência do nosso setor”, destaca.

A edição 2025 contou com apoio do Governo do Estado do Pará, patrocínio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sebrae Nacional e MTur, além de apoio institucional da Embratur e da ONU Turismo.

Categorias da premiação
  • Gestão/Governança
    Cinco projetos reconhecidos por práticas estruturais em empresas, operadoras e organizações com foco em eficiência, transparência, ESG e responsabilidade socioambiental.
  • Comunidades Locais
    Nova categoria desta edição, premiou quatro iniciativas lideradas por comunidades ribeirinhas, indígenas, caiçaras e de turismo de base comunitária, com foco em inclusão social, geração de renda e preservação de saberes tradicionais.
  • Experiência/Produto
    Seis vencedores em experiências relacionadas a ecoturismo, cicloturismo, turismo regenerativo, gastronomia sustentável e turismo comunitário, integrando conservação ambiental e desenvolvimento local.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS