A celebração dos 20 anos da Rota das Emoções, realizada nesta quarta-feira (10) pelo Sebrae-PI em Parnaíba, reuniu representantes públicos e privados para destacar resultados, homenagear parceiros e discutir o futuro do roteiro turístico que conecta Piauí, Ceará e Maranhão. Criada por meio de articulação entre Sebrae, Ministério do Turismo e governos estaduais, a rota integra 14 municípios litorâneos e três unidades de conservação — Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Desde 2005, já movimentou R$ 670 milhões, consolidando-se como um dos principais propulsores socioeconômicos do Nordeste.
“O objetivo desse evento é celebrar, fortalecer a identidade e ampliar a integração do destino, reconhecendo atores históricos e engajando os atuais parceiros públicos e privados. O futuro da Rota é ainda mais promissor, especialmente com a internacionalização e o avanço do turismo de experiência”, afirma Júlio César Lima Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí. A programação incluiu homenagens, apresentação de indicadores e ações desenvolvidas pelo Sebrae no território, além de recepção com café da manhã ao som do Quarteto Instrumental do Sesc Caixeral.
A relevância do roteiro também foi destacada por Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae no Piauí. “A Rota das Emoções comprova como o turismo sustentável, alinhado ao planejamento territorial, pode transformar realidades. O Sebrae tem orgulho de integrar esse processo e seguirá articulando parcerias para consolidar o destino como referência internacional”, ressalta.
Segundo levantamento do Sebrae e dos Observatórios de Turismo, a rota registrou R$ 83,1 milhões movimentados apenas em 2024, além de crescimento de 1300% no número de empresas, que somam 9.789 empreendimentos formais em 2025. O destino ainda acumula 8.278 empregos formais — índice 37% maior que a média nacional —, 496.705 atendimentos via voucher digital e 93% de aprovação dos visitantes.
O fortalecimento da competitividade tem sido impulsionado por investimentos estruturantes, como melhorias viárias, qualificação de frota, obras nos aeroportos de Jericoacoara, Parnaíba e Barreirinhas, bem como sinalização integrada e instalação de letreiros e espaços instagramáveis. A rota também se apoia na economia criativa, com mais de 1.800 artesãos atuando nos três estados, dos quais 60% têm produção escoada pelo turismo. O movimento reforça o bom momento do setor no País: em 2025, o Brasil ultrapassou 8 milhões de turistas internacionais, de acordo com Embratur e Ministério do Turismo, é o maior volume já registrado.
A agenda regional continua na quinta-feira (11) com o lançamento do Plano Municipal de Turismo de Cajueiro da Praia, desenvolvido pelo Sebrae no Piauí com coordenação técnica da Lab Turismo Consultoria. O encontro reunirá Prefeitura, Comtur, lideranças locais e empreendedores, marcando o início de um novo ciclo de fortalecimento do destino, que integra a Rota das Emoções e vem ganhando destaque nacional — incluindo o reconhecimento como destino tendência pela plataforma Booking. O plano é resultado da participação do município no Programa Fortalece Turismo, iniciado em julho de 2025, que une setor público e trade na estruturação do turismo como motor de desenvolvimento econômico, cultural e comunitário.






