34º Natal Luz de Gramado registra lucro de R$ 7,3 milhões; confira

Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, afirma que o lucro do Natal Luz será revertido para próximos investimentos festivos, como Páscoa e Festa da Colônia
(Foto Cleiton Thiele/SerraPress)

O 34º Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul durou 81 dias, indo do dia 24 de outubro de 2019 ao dia 12 de janeiro de 2020. Segundo a Gramadotur, essa última temporada natalina contou com resultado positivo de quase R$ 7,4 milhões (R$ 7.358.362,43).

O superávit será investido na manutenção da Gramadotur e na ampliação e qualificação dos primeiros eventos de 2020, como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria ainda destaca o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – (UCS).

“Podem ter a certeza que fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município. Investimos R$ 4 milhões a mais e tivemos o mesmo lucro da edição anterior”, declara Edson Néspolo, presidente da Gramadotur.

Dentre os avanços ocorridos na área econômica e social, o presidente destaca a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal, o investimento no programa de Artes Pedro Henrique Benetti e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz. Além disso, foi ressaltada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado e a participação dos músicos nas apresentações.

“Gramado está orgulhoso destes resultados e podemos dizer que tudo isso é um encaminhamento para a excelência e com certeza resultará em dividendos para nossa cidade”, disse João Alfredo Bertolucci, prefeito de Gramado.

A parte social do evento, por exemplo, pode ser notada pela distribuição de 6,8 mil ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, intermediado pela Secretaria de Cidadania e a Assistência Social. Os serviços de alimentação dos espetáculos, ainda, ficaram sob responsabilidade dos clubes de serviços de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram R$ 135 mil para o Movimento Comunitário de Combate a Violência (Mocovi).

Presença significativa

Durante a temporada, foram comercializados para os três espetáculos pagos do evento 204 mil ingressos. O espetáculos Illumination foi o show que mais vendeu ingressos, responsável por 98 mil tíquetes. O desfile A Magia do Noel vendeu quase 82 mil ingressos, enquanto a Lenda do Bosque de Natal vendeu 24 mil ingressos.

Na redes sociais, o evento também ganhou destaque. Nas páginas do Facebook e Instagram, foram obtidos mais de 10 milhões de visualizações do conteúdo postado. O crescimento no período do evento junto ao Facebook foi mais de 52,5%, enquanto esse número para o Instagram chegou a 73,5%, recorde para o Nata Luz.

Outro ponto destacado pelo Presidente foram as mídias sociais do Natal Luz. Nas páginas do facebook e Instagram do evento foram obtidos mais de 10 milhões de visualizações do conteúdo postado. O crescimento no período do evento junto ao facebook foi mais de 52,5% e no Instagram este percentual de aumento chegou a 73,5%, um recorde para o Natal Luz.

No total, os ingressos gerara uma receita de mais de R$ 27 milhões. Néspolo anunciou que o valor de ingresso não serão aumentados para a próxima edição.

Uma pesquisa feita pela UCS registrou diferentes quesitos do evento. Confira:

  • Limpeza e organização: 93,4%
  • Diversidade de opções: 89,8%
  • Disponibilidade e acesso a informações do evento: 97,4%

Além disso, foram medidos os espetáculos pagos, que tiveram avaliação de 0 a 10. Confira:

  • A Lenda do Bosque de Natal – 9,7% avaliaram de forma positiva, com uma concentração de 80,2% no conceito 10
  • A Magia do Noel – 9,6% de positivo com uma concentração de 65,9% no conceito 10
  • Illumination – 9,6%, de positivo com uma concentração de 70,1% no conceito 10

Outros aspectos foram as manifestações dos entrevistados na Pesquisa da UCS sobre o sentimento que tiveram durante o Natal Luz, resumindo em uma palavra. Veja o resultado!

Palavra

% sobre as

manifestações

Conotação

Lindo

10,53% Positiva
Mobilidade ruim 8,03%

Negativa

Alegria

6,93% Positiva

Luz

6,93%

Positiva

Amor 6,65%

Positiva

Sonho

5,82% Positiva
Magia 4,16%

Positiva

Custo alto

3,88% Negativa
Superou 3,60%

Positiva

Encantador 3,32%

Positiva

“A cidade merecia algo muito bonito e conseguimos agradar a todos, visitantes e moradores, investimos recursos superiores ao ano anterior e o resultado foi muito satisfatório” disse Néspolo sobre a decoração do destino.

Próxima edição do Natal Luz

A 35ª edição do evento terá abertura em 22 de outubro e encerramento em 10 de janeiro de 2021. Néspolo confirmou que Cláudia Casagrande estará novamente como diretora de Decoração do Natal Luz pelo terceiro ano consecutivo.


Leia também:

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui