4ª edição do Fiptur chega a Maceió

Por: Camila Oliveira

 

MACEIÓ (AL) – A abertura do Fiptur Copa e Megaeventos foi realizada hoje, dia 30, no Centro Cultural Ruth Cardoso, em Maceió (AL),  e segue até amanhã, dia 31, discutindo as oportunidades que serão geradas com os megaeventos no País. Mesmo não sendo uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, a capital alagoana recebe esta 4ª edição do evento, para debater as oportunidades da iniciativa privada para a Copa, além da qualificação do pequeno e médio empresário e da mão de obra.

 

E segundo o presidente do Fiptur, Gorgônio Loureiro, esta é uma das principais necessidades e o maior desafio. “Mas ainda temos tempo. Em dois anos nós podemos qualificar as pessoas, para que se tornem capazes de atender e rebecer bem os turistas. Isso é tão importante quanto uma infraestrutura de qualidade. E este deve ser o foco, já que não teremos tempo de criar melhorias na mobilidade urbana”, disse.

 

“Os empresários devem aproveitar este momento para capacitar seus funcionários, e também para preparar sua relação com o turista estrangeiro. Este será um momento ímpar de crescimento para o País e para Alagoas”, declarou diretora do Sebrae-AL, Renata Fonseca. O presidente da Federação Brasileira de Hotelaria e Alimentação (FBHA) complementa: “Nós temos tudo para fazer uma grande Copa. Mas só unindo empresariado, governo e entidades vamos poder fazer um evento bem sucedido”.

 

“Ficamos honrados em ser uma das três únicas cidades do Nordeste selecionadas para sediar o Centro de Treinamento durante a Copa”, disse a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis. A capital alagoana é um dos destinos que melhor está posicionado, entre as sedes Salvador e Recife. Isso prevê uma grande procura de público nacional e internacional, e uma oportunidade de mostrar o Estado.

 fiptur

A secretária exalta o processo de captação de novos investimentos para a infraestrutura da região, que fazem parte de estratégias de qualificação dos produtos e serviços turísticos para atrair os turistas de todo País. Em três anos, 13 hotéis foram inaugurados em Alagoas. “Atualmente,acredito que temos uma das mais modernas infraestrutura hoteleira do País, buscando sempre um padrão de qualidade”.

 

Com dois hotéis inaugurados em junho, a região teve um incremento de 2,2 mil novos leitos, e mais três serão lançados no segundo semestre deste ano, além de mais quatro hotéis em construção, que serão inaugurados nos próximos dois anos. “Ou seja, até 2014, nós praticamente duplicaremos a nossa oferta hoteleira”, pontuou Danielle.

 

Estiveram na solenidade de abertura, o presidente do Fiptur, Gorgônio Loureiro; a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis; a superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Tariana Carvalho; a assessora especial da presidência da Embratur, Kátia Bitencourt; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; a diretora do Sebrae, Renata Fonseca; e a representante da Secretaria de Turismo de Maceió, Bethânia Barros.

 

Camila Oliveira

Deixe uma resposta