5 filmes e séries que inspiram viagens à Escócia

Com cenários deslumbrantes, uma cultura única e castelos de tirar o fôlego, o país é tema de vários filmes e séries de sucesso

viagens à escócia
Applecross, Lochaber, nas Terras Altas da Escócia

PUBLIEDITORIAL

A Escócia é um dos destinos mais fascinantes do Reino Unido. Com cenários deslumbrantes, uma cultura única e castelos de tirar o fôlego, o país é tema de vários filmes e séries de sucesso. Conheça cinco deles!

Outlander

Sucesso no mundo todo, Outlander é a mais nova febre dos turistas na Escócia. Inspirada nos livros de Diana Gabaldon, a série fala sobre a chegada de uma estrangeira inglesa às Terras Altas da Escócia, às vésperas de um marco na história escocesa: a Batalha de Culloden.

Em um roteiro de Outlander pela Escócia os viajantes podem começar visitando o verdadeiro campo de batalha de Culloden, perto de Inverness. O museu instalado no local conta a história do Levante Jacobita e seu o trágico desfecho. De lá uma visita ao vilarejo de Falkland, que aparece na série como Inverness, e ao castelo de Doune, cenário de Castle Leoch, sede do clã MacKenzie. Apesar de temporadas seguintes se passarem também em outros países, a filmagem continuou sendo na Escócia, que conta com mais de 40 locações de Outlander a serem visitadas!

viagens à escócia
Eilean Donan Castle, nas Terras Altas da Escócia, é o castelo do clã MacKensie na série de sucesso (Foto: Emmanuel Teikirisi/VisitBritain)

Coração Valente

Não dá para falar de filmes sobre Escócia sem mencionar Braveheart! Ganhador de cinco Oscars, Coração Valente tem como personagem principal William Wallace, um dos maiores heróis escoceses. Liderando um exército amador, Wallace venceu uma batalha decisiva contra os ingleses na luta pela independência da nação.

Mais de 20 anos depois do filme visitantes continuam indo até Stirling, local onde a batalha aconteceu, para visitar o Wallace Monument. Na torre construída em uma colina próxima ao castelo encontra-se a espada que William Wallace teria usado em sua última batalha, hoje em exposição na Galeria dos Heróis.

viagens à escócia
Glencoe, nas Terras Altas da Escócia, também foi cenário para o filme épico (Foto: Arianna Petrovan/Visit Britain)

Harry Potter

A autora da saga Harry Potter, JK Rowling, escreveu vários de seus livros na capital escocesa, onde morou. Hoje Edimburgo oferece walking tours a lojas temáticas de Harry Potter, e é possível até hospedar-se na mesma suíte onde JK Rowling terminou de escrever Harry Potter e As Relíquias da Morte, no luxuoso hotel The Balmoral.

Mas o que a Escócia tem de melhor são mesmo as paisagens, e fãs de Harry Potter não podem perder o Viaduto de Glenfinnan, cenário do Expresso de Hogwarts nos filmes. Com uma beleza sem igual, o viaduto é caminho de uma locomotiva a vapor que conecta as cidades de Mallaig e Fort William, nas Terras Altas.

viagens à escócia
Edimburgo oferece tours a pé por lojas temáticas de Harry Potter (Foto: Davide Verri/VisitBritain)

O Código Da Vinci

A Capela de Rosslyn, a 30 minutos de Edimburgo, sempre esteve envolta em mitos e lendas, mas depois de sua aparição em O Código Da Vinci, a popularidade explodiu. Nas palavras do autor: “Quando decidi escrever O Código Da Vinci, eu sabia que o final teria que ser na capela mais mágica e misteriosa do planeta – Rosslyn”. No filme

A lenda em torno da Capela de Rosslyn diz que o local foi construído pelos Cavaleiros Templários para esconder o Santo Graal. O que realmente intriga os especialistas são os enigmáticos símbolos entalhados no interior da capela, muito diferentes dos tradicionais símbolos cristãos da época. Para os esotéricos, há um código a ser decifrado em cada pedra que compõe a Capela de Rosslyn.

viagens à escócia
Capela de Rosslyn, a 30 minutos da capital escocesa, foi cenário para o desfecho de O Código Da Vinci (Foto: Peter Smith/Newbery Smith Photography)

Valente, da Disney-Pixar

Totalmente inspirada na Escócia, a animação Valente da Disney-Pixar é uma coleção de elementos culturais escoceses. A começar pelos cabelos vermelhos de Mérida, inspirados pelo fato de a Escócia ser o país com o maior número de ruivos do mundo. No desenho vemos toda a cultura dos clãs, o uso dos kilts, da gaita de foles, os castelos e eventos sociais e até mesmo a magia celta, refletida nos círculos de pedra que se espalham por todo o território. Para o desenho, a inspiração veio das Callanais Stones, na Ilha de Lewis.

viagens à escócia
Pedras Calanais, na ilha de Lewis, serviram de inspiração para os criadores da animação (Foto: Divulgação/Visit Scotland)

Conheça outros roteiros de séries e filmes na Grã-Bretanha na página do VisitBritain.

Deixe uma resposta