BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Postagens do Instagram agora aparecem no Google e ampliam alcance das marcas

Mudança permite que perfis profissionais de Turismo atinjam públicos fora da rede social e exige novas estratégias de SEO para conteúdo visual

O Instagram passou a permitir que postagens de contas profissionais, como perfis de empresas e criadores de conteúdo, sejam exibidas diretamente nos resultados do Google. A novidade representa uma mudança significativa para marcas do setor de Turismo, que agora poderão alcançar novos públicos fora da própria plataforma.

Até então, conteúdos como fotos, vídeos, carrosséis e reels estavam restritos ao ambiente do Instagram. Com a integração ao buscador, esse material passa a competir por espaço com sites e portais tradicionais, especialmente em buscas relacionadas a viagens e experiências turísticas.

Claire Elsworth, diretora de Estratégia na agência de marketing de performance Impression, comentou: “Conteúdo visual do Instagram – que muitas marcas de turismo usam como principal estratégia – pode agora superar artigos tradicionais quando estiver mais alinhado com a intenção de busca, especialmente à medida que os sistemas de ranqueamento do Google evoluem para favorecer conteúdos envolventes e multicanais em vez de páginas estáticas e carregadas de palavras-chave para determinados termos”.

Segundo Claire, marcas do setor devem começar a encarar o Instagram como qualquer outra página web. Ela recomenda atenção redobrada à produção de conteúdo social com foco em mecanismos de busca, incluindo uso adequado de alt text, legendas otimizadas e hashtags alinhadas ao comportamento do público. Além disso, a executiva sugere a revisão de publicações antigas para aplicar critérios editoriais semelhantes aos adotados em websites.

A mudança afeta os perfis classificados como comerciais ou de criadores de conteúdo, que representam uma parcela significativa dos usuários da plataforma. Estima-se que mais de 90% dos usuários do Instagram sigam ao menos uma dessas contas.

A indexação dos conteúdos no Google está ativada por padrão, mas os usuários podem desativá-la nas configurações de privacidade.

Essa atualização aproxima o Instagram de outras redes sociais cujos conteúdos já aparecem em resultados de busca, como o X (antigo Twitter), desde 2009, e o TikTok, que passou a ter seus vídeos indexados nos anos 2020. Para o setor de turismo, a medida representa mais uma oportunidade de visibilidade e geração de tráfego, especialmente em um ambiente onde a busca por imagens inspiradoras é essencial para decisões de viagem.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Praia Grande vai ganhar terminal de...

Projeto de Praia Grande inclui VLT subterrâneo para acesso ao Litoral Plaza e capacidade para até 12 mil passageiros por escala

Nannai promove jantares exclusivos com chefs...

O projeto Nannai Harmoniza, que reúne grandes nomes da...

Air Canada retoma voos para Lima...

Malha da Air Canada inclui 55 voos diários para 52 destinos e mais de 80 mil assentos semanais na América Latina e Caribe no inverno 2025-26

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS