São Paulo (SP) – Com desempenho acima do pré-pandemia e participação recorde no mercado brasileiro, a Latam Airlines apresentou, durante o Insights 2025 (evento realizado em parceria com a Delta Air Lines nesta quarta-feira (30), no Palácio Tangará, em São Paulo) , uma série de atualizações comerciais que reforçam o foco da companhia na experiência do cliente e na consolidação do segmento premium. As novidades foram apresentadas por Ramiro Alfonsín, CCO do grupo.
Segundo o executivo, mais de 50% da frota da Latam está baseada no Brasil, que continua sendo o principal polo de investimentos da aérea. “Transportamos 46 milhões de passageiros, um crescimento de 22% em relação à última edição do Insights”, destacou. O programa de fidelidade da empresa também registrou alta expressiva, alcançando 26 milhões de membros, enquanto a participação de mercado no país chegou a 42%, de acordo com dados da Anac.
O destaque, segundo Alfonsín, segue sendo o Aeroporto de Guarulhos, principal hub da companhia, responsável por 70% do tráfego internacional do Brasil e cerca de 35% do doméstico. “Hoje, nossa posição frente ao segundo maior competidor é mais que o dobro, e vamos seguir expandindo”, afirmou. Além da capital paulista, a Latam planeja ampliar suas operações em Brasília, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre, cidades que estarão no centro da estratégia de crescimento nos próximos dois anos.
O executivo também comemorou os três anos da joint venture com a Delta Air Lines, que acaba de incluir a Argentina como o décimo país do acordo. “Essa parceria superou nossas expectativas. Escolhemos o melhor parceiro nos Estados Unidos, e acreditamos que a Delta escolheu o melhor parceiro na América do Sul”, disse.
Em 2025, a Latam transportou 87 milhões de passageiros e passou a atender 160 destinos, número 10% superior ao registrado no ano anterior. “Quatro em cada dez passageiros que visitam a América do Sul viajam com a Latam. Não há outra companhia com essa presença na região”, destacou.
Alfonsín também reforçou o compromisso da aérea com a experiência do passageiro premium, que vem sendo aprimorada tanto em solo quanto a bordo. A Latam segue expandindo o Signature Check-in, já disponível em São Paulo, Santiago e Lima, e que será inaugurado em Miami até 2026. A companhia também ampliará seus Signature Lounges, com destaque para a nova unidade em Guarulhos, que será o maior da América do Sul.
A bordo, a Latam aposta na nova classe Executiva com suítes privativas, disponível nos Boeing 787 e em toda a frota de wide-bodies que será incorporada até 2026. “Hoje, 100% dos voos domésticos no Brasil já oferecem Wi-Fi a bordo, e estamos próximos de atingir esse índice nos voos regionais. A partir de 2026, o serviço será ampliado também para as aeronaves de longo curso”, adiantou o executivo.
Com mais de 200 aeronaves em operação, a empresa segue com o objetivo de crescer de forma sustentável, priorizando a consistência da experiência do cliente. “Nosso foco não é apenas expandir, mas garantir que cada viagem seja executada com excelência. Entregar 100% da promessa feita ao passageiro é o que define nosso sucesso”, reforçou.
Encerrando sua fala, Alfonsín destacou o papel estratégico do Brasil dentro do grupo e agradeceu ao mercado pela parceria. “O país é e continuará sendo prioridade para a Latam. Seguiremos investindo, expandindo e aprimorando nossos serviços aqui. Estamos muito agradecidos pelo apoio e confiança de todos vocês”, concluiu.

