Abav Collab: Lideranças reforçam otimismo no início do evento

abav collab

Aberto oficialmente no Dia Mundial do Turismo, o Abav Collab reuniu lideranças nacionais para reforçar o comprometimento de cada elo da indústria na recuperação dos negócios para todo o setor. O encontro híbrido teve a participação especial de Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) que entrou ao vivo, de Madri (Espanha).

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, teve sua fala destacada em vídeo, assim como Gilson Machado Neto, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Divididos entre o palco do evento, no Centro de Convenções de Salvador (BA), e o telão que exibia vídeos gravados previamente, 28 executivos do trade – entre dirigentes de entidades, associações, autoridades da Bahia, representantes de empresas de mídia e da iniciativa privada – discursaram durante a abertura. Maria Ângela Carvalho, presidente Abav Bahia, agradeceu a participação de todos, em nome dos presidentes das 27 Abavs estaduais.

Representando os dirigentes de todo o País, Bruno Wendling, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo (Fornatur) e diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), reforçou a importância da governança e a urgência na construção de projetos em comum, com linhas de ação integradas. “O Turismo e o futuro do Turismo dependem da nossa capacidade de construir coletivamente”, defende.

José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destacou o compromisso e o apoio da entidade ao setor. “O Abav Collab representa um marco de retomada das atividades no turismo brasileiro, reunindo destinos e segmentos da cadeia produtiva para balizar a comercialização nesse período. Estamos empenhados e acompanhando de perto o atual cenário para que setor possa voltar a crescer, gerar emprego e renda e ajudar desenvolvimento do País”, disse.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Empresas de Hospedagem e Alimentação (FBHA), saudou os espectadores e convidou todos os participantes para visitar o estande que contará com capacitações e conteúdos exclusivos durante o evento. Vinícius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo, reforçou a oferta do estado que estará na vitrine do Collab nos próximos dias e defendeu a relevância do setor para a retomada da economia. “Sairemos mais fortes desta crise”, reiterou.

Veja quem mais discursou na abertura do Abav Collab:

Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional

“Precisamos movimentar e reabrir o Turismo nacional. O Sebrae está apto a orientar as micro e pequenas empresas para a reabertura para voltar a proporcionar satisfação às famílias. Estamos dando os primeiros passos para retomar essa cadeia que sofreu tanto durante a pandemia”.

Guilherme Paulus, fundador da CVC e GJP Hotels & Resorts

“Turismo é uma atividade com capacidade de se reinventar. É tempo de união, de novos projetos e, acreditem, de muitas vendas. Vamos continuar a realizar sonhos.”

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)

“Turismo é mais importante do que visitar museus ou estar nas mais belas praias; é um dos segmentos mais importantes do mundo. Não podemos parar, precisamos avançar seguindo protocolos para fazer essa indústria ser a diferença na recuperação da economia do Brasil.”

Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar pelo Turismo (Frentur)

“O evento importante, pois estamos nos adequando a essa nova forma de comunicação. No pós-pandemia, notamos hotéis estão com reservas completas e estamos vendo a retomada do crescimento e do desenvolvimento do turismo nacional. Com o dólar e o euro em alta, os brasileiros conhecerão mais o Brasil.”

Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)

“No auge da crise, tivemos apenas 8% da malha aérea em operação e chegamos a 40% agora, em setembro. Nesse evento, queremos debater com vocês a recuperação de toda a malha e o nosso papel como indutores na retomada do turismo em todo o País.”

Adriana Homem de Carvalho, secretária de Turismo do Rio de Janeiro

“Quero ressaltar a coragem da diretoria para realizar o Abav Collab, evento que serviu de exemplo para a Setur participar de forma contundente, trazendo os 92 municípios e trade de todo o estado.”

Toni Sando, presidente da União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos (Unedestinos)

“Estamos presentes para participar deste importante evento de integração de toda a cadeia produtiva do turismo, das viagens e dos eventos. Bom Collab a todos.”

Sergio Souza, presidente da Resorts Brasil ´

“Parabenizo a organização pela maneira criativa e inteligente de manter esse evento que sempre foi um marco do nosso segmento. Vamos dar início à retomada do turismo no nosso país.”

Marcos Lucas, presidente da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp)

“A Aviesp tem muito orgulho de participar desse evento pioneiro no turismo nacional que certamente vai representar um marco na história do setor. Viva o turismo nacional e vamos retomar os nossos negócios!”

Carlos Prado, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)

“O Dia Mundial do Turismo é uma data para celebrar e pensar em como esse setor deveria ser muito mais importante para a economia brasileira. Temos recursos naturais que poderiam levar o Brasil ao topo do Turismo no mundo, elevando o PIB de uma maneira expressiva, saindo dos 8% e chegando aos 12% ou 13%. Esse é o meu desejo.”

Murilo Pascoal, presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat)

“Esse ano vem sendo muito difícil. Quero parabenizar a Abav por esse evento inovador, em formato alternativo, desejo que tenha sucesso e que no ano que vem estejamos juntos.”

Fatima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc)

“A cadeia de eventos é responsável por cerca de 330 milhões de empregos em todo o mundo. Assim como o Turismo, os eventos foram prejudicados, mas vamos dar a volta por cima. Parabéns aos profissionais que fazem o setor! Juntos somos mais fortes.”

Roberto Nedelciu, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa)

“O Abav Collab representa o Turismo com o advento da pandemia, que tornou o setor unido, com entidades que se respeitam e caminham lado a lado para um objetivo único que é proporcionar oportunidades de negócios, conhecimento, expansão, networking e evolução para todas as partes que formam o trade turístico, principalmente operadores e as agências de viagens.”

Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia

“Vamos respeitar a ciência. Temos várias bahias para navegar, elas são diferentes e se completam. Temos arte, gastronomia, cultura e você que não conhece, precisa conhecer, você que já veio, precisa voltar.”

ACM Neto, prefeito de Salvador

“Acredito que teremos um turismo mais forte e mais preparado depois da pandemia. Salvador está comprometida em se reinventar nesse momento e fazer tudo o que for necessário para dar boas-vindas aos que vêm de fora e mostrar que somos um destino seguro, por meio da saúde pública e pelo apoio aos empresários. Não somos mais só um destino de sol e praia, um destino do verão, podemos ser um destino do ano inteiro.”

Pablo Barrozo, secretário de Cultura e Turismo de Salvador

“A campanha ‘Vem Meu Amor’ vai mostrar que a cidade está preparada para receber todos os turistas de forma segura e que os estabelecimentos estão cumprindo os protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde, além de seguir também protocolos locais, fiscalizados pela prefeitura, no combate à pandemia.”

(Colaborou Felipe Lima)

Deixe uma resposta