NATAL — A reunião dos presidentes da seccionais da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), incluindo a Nacional, foi iniciada na noite desta quinta-feira (31), com cerca de 70 pessoas presentes. A chegada do encontro de executivos ao estado visa dar representatividade aos atrativos potiguares e fortalecer as relações do território com outras regiões.

Com apresentação breve, a solenidade contou com o depoimento de Magda Nassar e Michele Pereira, presidentes das Abav Nacional e RN, nesta ordem, Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, Eduardo Bernardes, vice-presidente de Marketing e Vendas da Gol, e Álvaro Dias, prefeito de Natal.

Segundo Bernardes, a parceria da Gol com agentes de viagens perdura desde o surgimento da mesma, há 21 anos. Sendo assim, a longa atuação em conjunto têm ganhado mais força desde o arrefecimento da pandemia, com o Nordeste, por exemplo, representando 25% das operações da aérea no momento. Ao todo, são 120 frequências diárias a região, representando 42% da malha aérea do Rio Grande do Norte.

Já a anfitriã, Michele, reforçou questões de unir o trade turístico nacional na capital do estado, ampliando os laços e relações entre as Abav’s estaduais.

Investimento

Sem apresentar valores, o prefeito de Natal citou o aporte no turismo como grande mote de sua gestão. Dias falou das parcerias com a Abav, que está relacionada à estratégia para o setor, além de falar em infraestrutura melhorada, mais atrações e atualizações, como do Centro Histórico e do bairro Ribeira.

“A atividade turística é a nossa principal fonte de renda e empregos. Vemos o setor como a prioridade que é e continuaremos a agir em prol dele”, explicou.

Abav: mercado

Em seguida, foi a vez de Magda falar em meses de resiliência e, acima de tudo, coragem da Abav e seus associados. Além da atuação em pautas políticas pertinentes à classe dos agentes de viagens, a executiva ressaltou o desafio de tornar a Abav itinerante mais uma vez.

“É um evento grande e que, novamente, passará pelos principais destinos do país para entregar resultados no turismo. Foram dois anos desafiadores e a Abav poderia mudar seu nome para ‘coragem’. Com isso, tenho certeza que nossas ações foram essenciais para a sustentabilidade do mercado”, complementou.

Incentivo no RN

Por fim, o encerramento das declarações oficiais aconteceu com Fátima Bezerra, governadora do estado. Ela começou citando o impacto da pandemia da covid-19 no mercado de turismo, exemplificando a necessidade da atividade estar sempre em destaque.

“Foram momento difíceis, mas o fluxo aéreo está voltando a ser positivo com a divulgação do estado em outros locais. A imagem do estado está cada vez melhor e estratégica, com o incentivo ao turismo baseado em parceriais, investimentos e profissionalização”, disse.

A governante também comemorou o retorno da rota Natal-Buenos Aires da Gol, que reconecta a capital potiguar com seu principal mercado emissor fora do Brasil.

Por fim, Fátima ainda colocou o Rio Grande do Norte, em específico, Natal, a receber a Abav Expo 2023, ainda sem local definido.

Além destes, Aninha Costa, secretária de Turismo do estado, e Bruno Reis, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), também marcaram presença no evento. Veja algumas fotos do encontro:

  • Abav
  • Abav
  • Abav
  • Abav