Abav se posiciona sobre anúncio de Dilma em visita aos EUA

Por: Caio Salles

“A presidenta Dilma Rousseff e o presidente norte-americano Barack Obama anunciaram esforços para a inclusão dos cidadãos brasileiros no programa Global Entry do governo dos Estados Unidos até 2016. O programa visa agilizar os trâmites de liberação de entrada nos Estados Unidos para cidadãos brasileiros com vistos pré-aprovados. Assim que finalizado, essa será uma grande vitória para os brasileiros, que terão mais facilidade para viajar aos Estados Unidos.

 

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) comemora o avanço na inclusão do Brasil nesta excelente iniciativa, mas acredita que seu governo deve se esforçar para melhorar ainda mais as condições dos programas de viagem entre os dois países, investindo esforços especialmente no programa Visa Waiver (VWP). A inclusão do Brasil neste programa, que elimina a necessidade de pré-aprovação de vistos para viajantes frequentes, não apenas melhoraria a competitividade econômica do Brasil em todo o continente, mas também permitiria que o Brasil contasse com mais inteligência de viagens, reforçando os protocolos de segurança.

 

Um acordo sobre este programa poderia gerar os mais altos índices de viagens da história entre os dois países. O volume de brasileiros em viagem aos Estados Unidos nos últimos anos não para de crescer: de 2006 a 2013, aumentou 292%, de acordo com a Agência Nacional de Turismo e Viagens dos EUA. Esse aumento vertiginoso levou o Brasil a figurar no ranking dos que mais enviam turistas ao país, atrás de Canadá, Japão, Reino Unido e México.

 

A inclusão do Brasil no programa VWP também atrairia mais norte-americanos ao Brasil, o que é especialmente importante com a proximidade dos Jogos Olímpicos. Como pudemos comprovar com a Copa do Mundo da FIFA de 2014, as viagens ao Brasil se traduzem em importantes vantagens econômicas. Admitir o Brasil no VWP permitiria que centenas de empresas norte-americanas de turismo e aviação se beneficiassem economicamente, e elas não seriam as únicas beneficiadas com o estreitamento de relações entre brasileiros e norte-americanos.

 

Em 2011, Brasil e Estados Unidos criaram um grupo de trabalho para discutir o programa Visa Waiver, mas apesar dos evidentes benefícios para ambos os lados, esse projeto não avançou.  Entendemos que a implantação de estritos protocolos de segurança em nível nacional, necessários para inclusão no programa, é um processo longo, mas o setor de turismo do Brasil necessita que o governo Dilma tome ações imediatas para garantir a inclusão do país no cobiçado programa.

 

Vale lembrar que, em contrapartida, é importante que o Brasil atente também para a importância da flexibilização do processo de emissão de vistos para turistas estrangeiros. Embora já  sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 06 de maio de 2014, a Lei 12.968 de autoria do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB-PE), que prevê a emissão do visto eletrônico para turistas pela internet, segue aguardando a regulamentação.”  

 

 

 

Antonio Azevedo

Presidente da ABAV Nacional

Deixe uma resposta