Abear: demanda aérea doméstica abre 2019 com alta de 3,31%

0
A Abear apontou crescimento no fluxo de viagens domésticas e internacionais
A Abear apontou crescimento no fluxo de viagens domésticas e internacionais

O mercado aéreo doméstico começou 2019 em alta. Segundo a Abear, o índice saltou 3,31% em janeiro de 2019, em comparação com o ano anterior. Além disso, a oferta cresceu 4,08%, o que ocasionou o leve recuo de 0,63% na ocupação (84,09%).

Assim, foram 8,9 milhões de viagens domésticas realizadas em janeiro, com crescimento de 2,41% na comparação anual (acréscimo de aproximadamente 200 mil viajantes). Com estes índices, a aviação doméstica entra em seu 23º mês consecutivo de alta.

LEIA MAIS:

João Doria se reunirá com companhias aéreas internacionais nesta quarta (27)

Azul encurta distância até Canoa Quebrada ao lançar voos para Aracati

Embraer e Boeing têm parceria aprovada por acionistas

Além disso, as estatísticas da Abear, que até então incluíam as operações Avianca, Azul, Gol e Latam, a partir desse mês terão a adição da Map e Passaredo. A novidade é resultado da associação das duas companhias regionais em setembro de 2018.

Assim, a Abear agora passa a abranger 99,9% do mercado doméstico nacional.

Confira o janeiro da aviação doméstica:Tabela mostra a evolução da aviação doméstica em janeiro

Aviação internacional

O mercado aéreo internacional também comemora alta. Em janeiro, a demanda entre as aéreas brasileiras teve alta de 12,39%. Além disso, a oferta viu expansão de 14,12%, em ambos os casos ante o mesmo mês do ano passado.

O aumento da oferta em nível acima da demanda repercutiu em baixa de 1,30 ponto percentual do fator de aproveitamento das operações em janeiro, que foi a 84,39%. Assim, a demanda e o volume de passageiros crescem de forma ininterrupta há 28 meses.

Somaram 965 mil os passageiros transportados no mês, contingente 5,72% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (ou pouco mais de 50 mil viajantes adicionais).

Confira o janeiro da aviação internacional:

Tabela mostra a evolução da aviação internacional em janeiro

Como apontado em outras oportunidades, o crescimento da demanda a uma taxa muito maior do que a do volume de passageiros é indicativo da realização de voos mais longos no período, o que é condizente com a temporada de férias.

Leia mais sobre Aviação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here