ABIH dá início ao 61º Conotel em Goiânia (GO) com líderes do mercado

Durante a abertura, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, relembrou a importância do mercado para a geração de emprego e renda

0
Ronaldo Caiado, governador de Goiás, e Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Goiânia/GO – Na tarde desta quarta-feira (8), a ABIH Nacional, em parceria com ABIH-GO, deu início a 61ª edição do Congresso Nacional de Turismo (Conotel), que acontece no Centro de Convenções Goiânia, em Goiás, entre os dias 8 e 10 de maio. Simultaneamente, é realizada a Equipotel Regional, feira que reúne empresas e compradores do setor da hospitalidade.

O evento de abertura contou com a participação de líderes, como Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional; Vanessa Morales; presidente da ABIH-GO, José Roberto Tadros, presidente da CNC; e Marcelo Álvaro Antônio, ministro de turismo.

De acordo com Vanessa, o evento vai auxiliar os profissionais do mercado com informações, sejam elas técnicas, legislativas ou jurídicas, buscando soluções para suprir o segmento em constante crescimento. Além disso, reforça que o mercado vem passando por transformações e que o mercado deve acompanhar essa contínua evolução.

“Estamos diante da transformação do modelo de negócio hoteleiro impulsionado pelos millennials, que estão sendo mais exigentes e querem empreendimentos autênticos. Ao longo dos anos, plataformas de reservas serão automatizados, contaremos com concierge eletrônico, apartamentos high tech, comunicação online com serviço de quarto, entrada do quarto por smartphones e robôs. A ideia é sempre buscar oferecer agilidade e flexibilidade dentro dos hotéis”, declara a profissional.


LEIA MAIS:
+ Conotel 2019 divulga mais detalhes das palestras e seminários
+ Conotel/Equipotel Regional terá programação focada em inovações
+ Conotel promove roadshows de lançamento em Rio Branco, Curitiba e Salvador

Linhares aproveitou a abertura para agradecer os presentes e lembrou o quão importante é mercado não só economicamente, mas socialmente. “É um setor que impacta 52 setores. Se todos os prefeitos, governadores, presidentes da república olhassem com atenção este mercado, não haveria um desempregado”, argumenta.

Ronaldo Caiado se orgulha da segurança no estado

Outra personalidade que confirmou presença foi José Roberto Tadros, presidente da CNC, que apresentou dados do cenário atual do turismo e ressaltou a necessidade de mudanças. “O Brasil recebe menos turistas que o Uruguai. O Museu de Louvre recebe cerca de 50 milhões de turistas por ano, ao mesmo tempo que o brasil recebe aproximadamente entre cinco e sete milhões”, compara.

Além disso, divulgou que se trata de um mercado que movimenta R$ 221 bilhões ao ano e que auxilia na engrenagem do setor. Somente em março, houve um crescimento de 1,5% no faturamento, representando a injeção econômica de R$ 19,5 bilhões. Goiás ganhou uma atenção especial de Tadros, que ressaltou se tratar de um estado em expansão e que vem apresentando ótimos números.

“Houve o crescimento de 19,2%. Aumento este que se dá pelo trabalho da política pública em coibir grupos armados, que tem motivado situações vexaminosas no turismo. Ninguém faz turismo sem segurança e o estado de Goiás está fora da mídia negativa justamente por isso”, parabenizou o profissional.


LEIA MAIS
+ Conotel/Equipotel será lançado em Recife, Porto Alegre e Florianópolis
+ Conotel 2021 poderá ser realizado no Mato Grosso; confira
+ Conotel/Equipotel Regional 2019 é lançado em São Luiz (MA)

Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), afirmou que o turismo é o instrumento que os destinos podem desenvolver e que, com base nos números apresentados por Tadros, o País ainda está engatinhando no mercado.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro de turismo

“Trata-se de um problema de infraestrutura. No entanto, o que temos, poucos têm: o turismo unido. Se hoje crescemos 19,5%, vamos crescer 30% no ano que vem, vamos duplicar a receita desse setor que gera renda e empresa e todos nós vamos contribuir para isso”, instigou o executivo.

O ministro Marcelo Álvaro aproveitou o encontro para proporcionar otimismo, lembrando que o Brasil passou por um momento conturbado na política nos últimos tempos, mas que, agora, esse ciclo se fecha e se inicia um novo cenário político nacional.

“Sabemos que há 30 anos o governo tinha um modelo de gestão que não deu certo e temos a oportunidade de uma nova história, contando com Jair Bolsonaro na presidência, que vem trabalhando um modelo liberal. Foi dado o aval para que cada ministro pudesse identificar as portarias que trazem qualquer tipo de burocracia, para que, assim, pudéssemos melhorar o ambiente de negócios brasileiro”, comenta Álvaro.


LEIA MAIS:
+ ABIH Nacional inicia preparativos para o Conotel e Equipotel Regional 2019
+ ABIH Nacional e ABIH GO começam preparativos para o Conotel 2019
+ ABIH Nacional comemora o sucesso do Conotel 2018

O ministro também destacou algumas das ações já realizadas nestes primeiros quatro meses de gestão do Bolsonaro, como o capital estrangeiro, que foi aprovado em março pela Câmara dos Deputados e a isenção de visto para quatro países: Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. “Avançamos em muitas pautas, mas ainda há muito o que se fazer no turismo nacional, sendo a mudança da Embratur uma delas, para que possamos promover o turismo de forma mais robusta e promovendo eventos tanto em âmbito nacional quanto internacional”, adianta.

Bancada conta com importantes nomes do setor

Já Ronaldo Caiado, governador de Goiás, aproveitou o evento para agradecer o fato do evento estar acontecendo pela primeira vez no estado. Ao mesmo tempo, destacou o sistema S, que está incluso no seu plano de governo desde o início. Também, destacou a segurança, tema abordado por Tadros e se orgulhou do trabalho realizado em Goiás. “Nós temos a melhor polícia do País, a melhor segurança pública do Brasil. É uma polícia eficiente”, comenta.

Para completar, pediu a ajuda dos profissionais presentes para alavancar o mercado de turismo da região. “Vocês têm experiência e vão receber nosso apoio. Vamos crescer muito mais no turismo, com uma mão de obra qualificada e melhores condições de habitações, que sabemos que precisamos melhorar, principalmente no setor de ecoturismo que apresentou queda”, afirma.

Durante o evento, também foram entregues placas de reconhecimento a alguns profissionais, a fim de prestigiar o trabalho realizado no mercado de hotelaria e turismo. Após a solenidade de abertura, a ABIH Nacional e a ABIH-GO promoveram um coquetel de boas-vindas para os participantes. Confira abaixo algumas fotos:

Representante do Brasilturis Jornal viaja à convite da ABIH Nacional com seguro Affinity


LEIA TAMBÉM:
- ABIH Nacional e Vega I.T. firmam parceria estratégica; veja
- ABIH-RJ nota aumento na ocupação e taxa chega a 88,56%; saiba mais
- ABIH-SC estima 91% de ocupação em Florianópolis durante Carnaval

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here