ABIH Nacional e ABIH GO começam preparativos para o Conotel 2019

0

Iniciando os preparativos para o Congresso Nacional de Hotéis – Conotel e a Equipotel Regional, que em 2019 acontecem no Centro de Convenções de Goiânia, de 08 a 10 de maio, Manoel Linhares, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), passou a semana na cidade que sediará o evento. Juntamente com Luciano Carneiro, vice-presidente da entidade, e Vanessa Pires, presidente da ABIH-GO, cumpriu uma agenda operacional intensa, que incluiu reuniões com Íris Resende, prefeito de Goiânia;  Andrey Azeredo, presidente da Câmara de Goiânia; Leandro Garcia, Secretário de Estado de Turismo de Goiás e Igor Montenegro, superintendente do Sebrae no Estado.

Para Vanessa Pires, essa primeira rodada de encontros foi fundamental para definir os compromissos e apoios institucionais. ”Essa semana estivemos com todas as lideranças de Goiás. Estamos alinhavando desde já todos os apoios, pois pretendemos garantir a participação desde os micros aos grandes empresários ligados ao turismo do Estado. Não temos medido esforços, tanto a iniciativa privada, como o poder público, para profissionalizar a nossa indústria de turismo. A realização do Conotel 2019 em Goiânia vem coroar essas ações e é um dos resultados de todo esse trabalho”

Para Linhares, uma das intenções da ABIH Nacional ao tornar o Conotel itinerante novamente é a de fomentar toda a cadeia do turismo dos destinos sede e estender a participação no evento ao maior número de profissionais possível: “Ainda temos muitos desafios pela frente e, entre eles, está a inovação e a incorporação desse conhecimento na rotina dos empresários. O Conotel/Equipotel Regional têm a intenção não só de facilitar a propagação desse saber, mas de integrar a cadeia do turismo e de outros setores, com as tendências mundiais que moldam um novo perfil de destinos e turistas”.

Após visita técnica ao Centro de Convenções de Goiânia, palco da 61ª edição do Congresso Nacional de Hotéis, onde foram recebidos por Celso de Paula, presidente do local, considerado um dos melhores do Brasil, a comitiva seguiu para o encontro com Igor Montenegro, superintendente do Sebrae no Estado de Goiás, onde o foco foi o apoio da instituição na mobilização dos pequenos empreendedores de turismo dos diferentes destinos do Estado, como Caldas Novas, Rio Quente, Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros, Anápolis, Pirenópolis, entre outros, que vêm se destacando no cenário nacional.

Apostando na parceria público/privada, Íris Resende, prefeito de Goiânia, no encontro com a comitiva, destacou o crescimento do turismo de negócios na economia da capital goiana: “O turismo é outra atividade de fundamental importância para a economia local. Pretendemos desenvolver esse potencial e para isso precisamos cada vez mais qualificar o setor. Por isso, a importância da realização do Congresso que pode nos ajudar a nos aproximar ainda mais de nosso objetivo”.

Para Leandro Garcia, secretaria de Estado de Turismo e também presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), é preciso colocar o turismo como pauta de geração de divisas e empregos: “Conhecemos bem as dificuldades do setor, o baixo investimento em promoção internacional, entre outros fatores. Iremos apoiar incondicionalmente a realização do Conotel/Equipotel 2019 em Goiânia, porque entendemos a importância e a contribuição que o turismo tem para o Brasil e como podemos através do setor rapidamente aquecer a economia, gerar empregos e distribuir renda”, finalizou o secretário de Estado de Turismo e presidente do Fornatur.

Até maio do ano que vem, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, assim como fez para divulgar o congresso desse ano, percorrerá as capitais brasileiras, bem como os municípios de Goiás: “Além dos destinos mais visitados, o estado tem inúmeras atrações que podem ser potencializadas, como a região do Rio Araguaia e cidades como João Domingues e Cavalcante. Pretendemos visitá-las para incentivar e possibilitar a participação dos empreendedores do turismo brasileiro no nosso Congresso”, finalizou Linhares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here