ABNT realiza Seminário Internacional de Turismo Sustentável no Rio de Janeiro

Com a proposta de promover e construir uma estratégia nacional para a sustentabilidade no turismo, o Rio de Janeiro recebe, dia 30 de novembro, às 14 h, no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Seminário Internacional de Turismo Sustentável. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), vai reunir palestrantes nacionais e internacionais, trade turístico, autoridades, estudantes e pesquisadores para discutir estratégias e práticas de sustentabilidade para o turismo e as oportunidades para desenvolvê-las.

O Seminário destaca o início das comemorações de 2017, declarado o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento pela Organização Mundial do Turismo (OMT). “Nós queremos expandir a discussão da sustentabilidade para todas as áreas do turismo e construir uma estratégia nacional que engaje todos os atores do setor na busca de um turismo mais sustentável”, explicou Alexandre Garrido, coordenador da Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem (CE – 54.0004.01), da ABNT. Por isso, o evento irá cobrir os principais processos do turismo, com palestrantes abordando aspectos da hotelaria, operadoras, destinos, Unidades de Conservação e normalização. A programação será divulgada em breve.

Brasil é exemplo para nova norma ISO de sustentabilidade em hospedagem

O Seminário acontece em paralelo à segunda reunião do grupo de trabalho da International Organization for Standardization (ISO) sobre turismo sustentável, ISO/TC 228/WG13, que está desenvolvendo uma nova norma de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem com base na norma brasileira ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos. O grupo, liderado pela delegação brasileira e coordenado por Alexandre Garrido, reúne 14 países e teve sua primeira reunião em Kuala Lumpur em maio deste ano. A segunda reunião acontece de 28 a 30 de novembro.

Equipe da redação

Deixe uma resposta