ABNT será entidade certificadora do selo de qualidade Abeoc Brasil

Por: Camila Oliveira

 

A certificação das empresas de eventos através do Programa de Qualidade Abeoc Brasil em parceria com o Sebrae será auditada de forma independente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normalização técnica no País, com 50 anos de experiência em avaliação da conformidade. As inscrições para a capacitação que prepara as empresas para a obtenção do Selo de Qualidade devem ser feitas no site www.abeoc.org.br/qualidade. Restam poucas vagas.

Para a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Anita Pires, a parceria Abeoc Brasil, Sebrae e ABNT trará grandes mudanças no mercado de eventos. “Além da experiência e competência da ABNT aplicadas no Programa de Qualidade, esta parceria aproxima a ABNT do setor de eventos do país, que cresce, demonstra grande vitalidade, mas ainda carece de profissionalização”, analisou.

Segundo o gerente de Negócios da Gerência de Certificação de Sistemas de Gestão da ABNT, Luiz Boschetti, a área de produção de eventos no Brasil assumiu uma importância singular em função das inúmeras atividades, principalmente as de caráter internacional, que estão sendo realizadas ou já foram programadas para o país .

“As empresas do setor, para pleno atendimento das demandas de seus clientes devem ter princípios de gestão contemplando todos os níveis do processo”, afirma. Boschetti complementa que “uma empresa de eventos ao buscar uma certificação, como a que contempla o Programa de Qualidade Abeoc Brasil, desafia a Organização a melhorar o seu processo, bem como considerar a melhoria contínua ao longo de suas atividades , e de forma devida monitorar, através de indicadores gerenciais, o seu contínuo desempenho, em busca da excelência dos serviços prestados”.

O coordenador de capacitação do Programa, Luiz Carlos Barboza, acrescenta que “Selo de Qualidade é uma questão de credibilidade, e ter uma verificadora isenta e reconhecida como a ABNT traz uma valor diferenciado”.

Selo de qualidade

Os critérios para obtenção do Selo de Qualidade Abeoc Brasil são inspirados no modelo de certificação adotado pela Federação Suíça de Turismo, que tem por base o Prêmio Europeu de Qualidade e as Normas da Série ISO 9000, ou seja, são os requisitos mais avançados mundialmente quanto a sistema de gestão da qualidade nas empresas.

“No Brasil, o Selo de Qualidade Abeoc Brasil já tem seis anos de experiência com a aplicação em empresas de Santa Catarina, o que tem mostrado que seus critérios e métricas são consistentes e adaptados à nossa realidade”, revelou Barboza.

O processo de obtenção do Selo impõe o aprimoramento da gestão, e do ponto de vista do mercado, o Selo é uma referência para o contratante de serviços de eventos que busca uma empresa de qualidade. “O Selo de Qualidade Abeoc Brasil diferencia as empresas que adotam um sistema de gestão eficiente, focado na qualidade e em busca da excelência nos serviços prestados”, destacou Anita Pires.

A ABNT, na condição de entidade responsável pela avaliação de empresas de eventos em conformidade com o Programa da Abeoc Brasil, será um facilitador no objetivo das empresas se adequarem aos requisitos do referido Programa, segundo Boschetti. “Se torna patente, porém, que a materialização do sucesso desse sistema depende do pleno comprometimento de todos os níveis e funções, especialmente da alta direção das empresas aderentes ao Programa. É necessário uma busca contínua para que tenhamos uma maior eficácia e que as fronteiras se estendam por toda a cadeia produtiva, bem como pelas partes interessadas”, ressaltou o gerente de Negócios da Gerência de Certificação de Sistemas de Gestão da ABNT.

Capacitação

Além da Certificação de Empresas de Eventos, o Programa de Qualidade Abeoc Brasil prevê um módulo inicial de preparação das empresas para a obtenção do Selo. Esta etapa inclui avaliação diagnóstica da organização, palestras, oficinas e consultoria.

“A preparação é totalmente aplicada e prática porque considera a situação atual da empresa revelada no diagnóstico”, explicou Barboza. “E através das oficinas trabalha os modelos de controles, os procedimentos e os instrumentos que atendam aos nove critérios do Selo de Qualidade que serão verificados através dos cinco instrumentos utilizados na avaliação”, sintetizou.

As inscrições para o Programa devem ser realizadas em www.abeoc.org.br/qualidade e as atividades já começaram a ser desenvolvidas em 12 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em alguns Estados as vagas estão se esgotando e as inscrições terminam no dia 31 deste mês.

CO

Deixe uma resposta