Abracorp aponta queda de 18% em vendas de TMC’s no primeiro trimestre

O aéreo internacional apresentou queda de 22,6% e a hotelaria internacional sofreu declínio de 26,7%

Abracorp
Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp

Na última segunda-feira (4), a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) anunciou queda de 18,7% nas vendas das TMC’s. O volume corresponde a oscilação negativa de R$ 2.545.679.369 para R$ 2.068.886.410 devido a pandemia do Covid-19

“Como era de se esperar, impacto começou em fevereiro, pois importante lembrar que a pandemia começou na Ásia (novembro), depois veio para Europa (Janeiro) e em seguida atingiu as Américas (março). Para abril, a queda estimada é muito maior, pois a movimentação é quase nula”, afirma Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.

O aéreo internacional apresentou queda de 22,6%, saindo de R$ 645.161.756 para R$ 499.204.877. E a hotelaria internacional sofreu declínio de 26,7%, recuo de R$ 125.782.092 para R$ 92.190.406

Segundo dados levantados, somente as categorias transfer internacional (cresceu 40,5%) e seguro viagem nacional (+ 19,8%), apresentaram resultados positivos. “Em conjunto com as demais entidades do setor, consideramos indispensável o governo prorrogue a MP 936, tendo em vista a manutenção dos empregos”, ressalta Tanabe.

O item pacote viagem internacional foi o mais atingido, com diminuição de 60, 9%. Quanto ao market share do comparativo geral das vendas do 1º trimestre de 2020, pela ordem estão: aéreo nacional; aéreo internacional; hotelaria nacional e hotelaria internacional.

O comparativo de janeiro (2019 x 2020) identifica aumento de 7,11% na movimentação geral de vendas das associadas Abracorp. Já em fevereiro (2019 x 2020) houve recuo de -6,47% e em março, – 54,23%.


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