Abracorp fecha ano com crescimento e como referência para corporativo

0
Carlos Prado (Abracorp) Foto: Guto Marcondes/Abracorp

Após reunião de associados realizada na manhã desta sexta (30), a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou seu balanço de 2018 e expectativas para 2019.

Os dados da entidade mostram um crescimento de 7,8% no terceiro trimestre de 2018, com aumento contínuo para o quatro trimestre. Já para o ano que vem, a Abracorp projeta um aumento de 8% no ano todo, considerando que o PIB brasileiro suba cerca de 2,7%.

Ações de sucesso

Para Carlos Prado, presidente do Conselho Administrativo da Abracorp, o lançamento do sistema de Business Intelligence (BI), no final de junho, foi uma das grandes conquistas de 2018. Isso porque a ferramenta permite que a entidade entregue dados consolidados das operações de seus associados.

A idealização do BI começou na gestão de Rubens Schwartzmann e foi implementada já sob a liderança de Prado. Agora, a Abracorp prepara uma 2ª versão, mais aprimorada, para 2019. “Essa rede de dados possibilita que a entidade se consolide como uma referência no segmento de viagens corporativas. Estamos em um momento de geração de conteúdo. Queremos oferecer o máximo de informações que fortaleçam nossos associados, o segmento e o turismo como um todo”, pontuou Carlos Prado.

O presidente também ressaltou os três guias de boas práticas lançados no meio de 2018. São eles: Princípios de valor do Associado, Guia de Boas Práticas do Cliente e Guia de Boas Práticas do Fornecedor. Todos foram disponibilizados de forma on-line no site da Abracorp.

Além disso, Prado citou outro projetos como a criação de canais de comunicação internos, a TV Empodera, o Fórum Abav e a newsletter que passou a circular entre os associados da entidade.

Para 2019, o executivo acredita que o maior desafio vai ser trabalhar com a inteligência de dados. “Precisamos incorporar isso e trabalhar de uma forma melhorada. Hoje, emitir um bilhete pode ser considerado commodity, e então sobra a inteligência, o algoritmo, a parte matemática, que depende de capacitação”, explicou. Nesse sentido, a entidade promove encontros entre especialistas e associados, para “elevar a régua da gestão corporativa”, como diz o próprio presidente.

Nova gestão

Desde 1º de novembro, a Abracorp conta com Antônio Carbone na direção executiva. Nome já conhecido do trade, Carbone, como gosta de ser chamado, deixou os Estados Unidos para voltar ao território brasileiro. “Uma coisa que eu nunca fiz foi ser conformista. Eu gosto de mudança. Prova disso é que todo mundo está indo para Miami (EUA) e eu estou voltando, porque vi um Brasil renovado, onde parece existir políticos que vão buscar o melhor para o país. É um momento de mudança grande”, opinou o executivo

Além do clima político favorável, na visão do executivo, é necessário acompanhar as tendências para se ter sucesso. “Qualquer gestor que não se espelhar nas gerações Y ou X, não vai ter sucesso. Eu consigo enxergar essas gerações e fazer as coisas com a mesma pressa delas”, afirmou, fazendo uma referência ao seu próprio perfil de gestão.

Leia mais notícias sobre Feiras e Eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here