Abracorp foca em códigos de ética em novo Canal de Transparência

A novidade foi anunciada nesta terça e tem como premissa proporcionar melhor relacionamento entre empresas, clientes e fornecedores

Abracorp

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) lançou, nesta terça (11), o Canal de Tranparência Abracorp. A novidade, resultante de uma parceria com a KPMG, é considerada um ponto fundamental, principalmente frente ao atual cenário, dando maior transparência e proporcionando maior comunicação com toda a cadeia do Turismo, não só entre os associados, mas também envolvendo clientes e fornecedores.

De acordo com Emerson Melo, sócio-lider da Prática de Compliance da KPMG no Brasil, um estudo da Association Of Certified Fraud Examiners (Acfe) destaca que um canal de conduta e transparência contribui com 50% na antecipação de eventuais desvios de conduta, com medidas tomadas o mais rápido possível.  Agora, o interessado pode entrar em contato pelo Canal de Transparência por meio de quatro canais de contato: website, e-mail, linha 0800 e caixa postal.

“A pessoa que quer interagir deve registrar o relato – de forma pública ou anônima – por meio dos canais e, com o protocolo gerado, o interessado pode acompanhar o andamento de seu relato. A KPMG, por sua vez, fará o primeiro nível de revisão desse relato, solicitar mais informações e reportamos esses dados para o time da Abracorp, que fará apuração e registros devidos com as conclusões da apuração”, explica Melo.

Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp, afirma que cinco documentos serão a base para o Canal de Transparência. Serão eles:

  • Código de Ética e Conduta
  • Princípios de Valor do Associado
  • Guia de Melhores Práticas do Cliente
  • Guia de Melhores Práticas do Fornecedor
  • Guia de Melhores Práticas em Eventos

“Nossa grande preocupação é orientar e ser um mecanismo de transparência na relação entre os associados, clientes e fornecedores, ou seja, em todo o ecossistema”, declara Tanabe. Para que o canal tenha o devido efeito positivo, Melo reforça a necessidade de apresentar dados concisos e ser objetivo e claro para dar condições de uma apuração de qualidade. “Quase 30% dos relatos não procedem por falta de informações de qualidade ou evidência. É importante seguir o passo a passo”, completa.

Para Carlos Prado, presidente do Conselho da Abracorp, esta iniciativa demonstra o comprometimento da entidade para um mercado melhor. “Vamos seguir rigorosamente nosso código de ética e guia de boas práticas, porque o ciente também tem o código de conduta e ética dele. Tem que haver uma harmonia entre as relações comerciais e proporcionar um amebiente onde as empresas se relacionem de maneira madura e possamos fazer um Brasil melhor”, destaca.

Dez anos de atuação

Recentemente, a Abracorp anunciou seu novo quadro do Conselho de Administração, que assume o cargo até 2022. De acordo com Tanabe, o biênio será pautado na sustentabilidade e na integração.

“Focaremos na maior integração dos associados e entre os associados. A gente inclui esse novo conselho da Abracorp, que cabe a ter uma participação mais presente, onde todos começam a se envolver mais na entidade, para que possam ter uma diretriz mais adequada. Além disso, focamos na sustentabilidade do ecossistema”, declara.

O conselho é presidido por Carlos Prado e a proposta é que cada conselheiro possa atuar como um “sponsor” da Presidência Executiva na condução das atividades. Dessa maneira, visa-se processos mais ágeis e dinâmicos, com maior comprometimento do associado. Confira o quadro de sponsor:

  • Governança: Mariano Fernadez
  • Fortalecimento de Marca: Luis Vabo
  • Tecnologia e Novos Recursos: Edmar Bull
  • Dados de Mercado: Duda Vasconcellos
  • Qualidade Abracorp: Rubens Schwartzmann
  • Envolvimento com associados: Siderley Santos

Tanabe também aproveita para relembrar que, neste ano, a Abracorp completa seus dez anos de atuação e se orgulha do contínuo crescimento conquistado pela entidade. “Nosso objetivo é auxiliar no desenvolvimento das viagens corporativas, bem como toda a indústria Este é o caminho que a Abracorp está percorrendo”, declara.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui