Abrati prevê retomada do turismo rodoviário no segundo semestre

Segundo a Abrati, a recuperação tem como base a demanda reprimida pela pandemia, os altos custos do tíquete aéreo e a oferta de destinos com atrações ao ar livre

Abrati

Nesta quinta-feira (12), a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestres de Passageiros anunciou sua previsão de retomada do turismo rodoviário durante o segundo semestre. A projeção se baseia na queda de casos de covid-19, ampliação da vacinação e além do crescimento do turismo de proximidade.

A demanda reprimida pela pandemia, os altos custos do ticket aéreo e a gama de destinos de viagens nacionais com atrações ao ar livre também contribuem para o argumento da Abrati. “O transporte público é um direito social, portanto, os investimentos sempre têm como propósito trazer prosperidade para a comunidade atendida. Ao aumentar a oferta do serviço, oferecemos condições aos cidadãos de se tornarem viajantes, um valor que norteia nossa operação ao longo de anos”, ressalta Letícia Pineschi, porta-voz da Abrati.

De olho nesse movimento, o setor deve investir R$ 3 bilhões nos próximos dois anos para a renovação de frotas e rotas, além da ampliação de programas tecnológicos, como a implementação dos destinos inteligentes, criados para que os passageiros possam, de forma simples e mediada pela tecnologia, marcar hospedagem, comprar passagens, escolher os passeios e ver tudo o que o destino escolhido pode oferecer. O objetivo é promover e estimular por meio da ferramenta experiências inovadoras e únicas aos turistas.

Além disso, os ônibus também vêm passando por adaptações para garantir mais segurança a bordo nas viagens. Novos materiais, novos processos de limpeza e até mesmo novas configurações de poltronas podem ser vistos por quem embarca em alguns veículos, responsáveis por conectar desde as maiores metrópoles aos vilarejos mais remotos.

Outro destaque da Abrati é para a ampliação de serviços exclusivos e programas de fidelidade aos passageiros. Entre eles estão os clubes de benefícios, que oferecem desde pontos para obtenção de passagens até a troca de pontuação por produtos de grandes redes varejistas, os pacotes de hospedagem, as parcerias com restaurantes e as experiências locais de turismo.

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