Abremar está no Seatrade South América de Buenos Aires

Por: Antonio Euryco

Em sua segunda edição, o evento que é uma convenção do setor marítimo e de cruzeiros para a América do Sul, teve inicio hoje (10) e segue até amanhã (terça. 11), com debates de representantes das várias entidades participantes. Neste  primeiro dia, Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), e representando as 19 empresas armadoras associadas, participou de um debate sobre o papel dos navios na indústria de turismo na América do Sul nos últimos 12 meses, o impacto econômico na região como um todo, os desafios operacionais e as principais tendências para novos destinos e portos de escala tanto do Brasil, quanto da Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia.

 

“A discussão foi  bastante oportuna e mostrou que a diversidade do continente, que já atrai muitos turistas, poderia atrair ainda mais. Nossa pluralidade nos permite oferecer roteiros de praia, neve, gastronomia e as mais diversas culturas e histórias. O mundo fica encantado com a beleza e exuberância da costa Sul-Americana”, afirmou o dirigente brasileiro.

 

Questões não tão benquistas assim –  sobre taxação e custos da operação no continente – também estiveram em pauta. Entre os painéis ‘Turismo de Cruzeiros e seus Benefícios à Região’; ‘Desafios à Expansão’; e ‘Abastecendo a indústria de Cruzeiros’. Para  amanhã são aguardadas as discussões A América do Sul como destino; e a  América do Sul como um mercado em franca expansão para passageiros de Cruzeiros,  viabilizando uma extensão da temporada pelo ano inteiro.

 

Neste congresso em Buenos Aires, o Brasil apresenta-se como o quinto lugar no ranking mundial do mercado mundial e o primeiro em roteiros e passageiros na América do Sul.  Os dados da CLIA (Cruise Lines International Association), mostram que perdemos em número de passageiros apenas para os Estados Unidos, 10 milhões de cruzeiristas em 2011, Inglaterra, com 1,5 mi, Alemanha (1,2 mi) e Itália (889 mil). De acordo com a Abremar, 792 mil cruzeiristas foram transportados na última temporada, que teve início em outubro de 2011 e terminou em maio deste ano.

 

A temporada 2012/2013 terá inicio em novembro, com 15 navios realizando 277 roteiros programados no litoral brasileiro até abril de 2013

 

AE

 

 

Deixe uma resposta