“Acelera ou diminui. Mas não para”

Luis Paulo Luppa e Jay Santos

A frase que dá título a essa reportagem foi dita por Luis Paulo Luppa, presidente do grupo Trend, em um encontro realizado hoje (3/5) no hotel Reinassance, em São Paulo (SP). É dessa maneira que ele dimensiona a velocidade com que as mudanças ocorrem sob seu comando, independente de qualquer cenário. “Estamos preparados para trabalhar com vento, com sol, com chuva e com tempestade. Se o tempo está bom eu posso diminuir um pouco a velocidade, mas quando ele vira não dá para ficar de bobeira no convés”, sugeriu.

 

A primeira novidade anunciada foi a chegada de Jay Santos para reforçar o time da Trend Travel USA, operadora do grupo com sede em Orlando. Com oito anos de experiência no Visit Orlando, o executivo tem como meta seguir com os planos de internacionalização e incrementar as vendas dos destinos brasileiros. “Operadores norte-americanos precisam ter confiança e procuram por credibilidade entre os parceiros. Será preciso conscientizar esse profissional que o Brasil é fácil de vender para aumentar os negócios de maneira significativa”, explicou Santos.

 

A ideia não é focar as vendas exclusivamente nos Estados Unidos, mas expandir a promoção dos produtos a um contexto global para que operadoras e brokers de todo o mundo sejam parceiros da empresa. Todas as negociações com o mercado internacional ficarão a cargo do escritório de Orlando, já que o grupo não pretende instalar escritórios em outros países. Por enquanto, ao menos. “Chegar à Europa seria uma estratégia de médio prazo. No longo prazo, a ideia é nos instalar em algum destino do mundo asiático. Mas nada está definido em termos logísticos”, adiantou o presidente.

 

Atendimento regionalizado

 

As mudanças também chegaram ao lazer da Trend, segmento que registrou incremento de 65% no primeiro quadrimestre desse ano em relação ao mesmo período de 2015. “Conseguimos crescer em um ano complicado oferecendo produtos com preços e diferenciais incríveis, disponibilidade online e graças ao trabalho árduo da equipe”, afirmou Cristiane Jayme, diretora de lazer. Os destinos mais vendidos no período foram os resorts nacionais, Orlando, Cancun, Punta Cana, Las Vegas, Miami, Santiago, Buenos Aires, Nova York e Lisboa.

 

 

Ela ainda anunciou que o atendimento do departamento passou a ser feito regionalmente, assim como acontece com o corporativo. Essa setorização começou depois de um estudo de consumo local, realizado internamente, seguido de capacitação dos consultores para oferecer o melhor atendimento de acordo com as demandas de cada mercado emissor. Atualmente, o trabalho é dividido entre seis células: Sul, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, capital paulista e interior paulista.

 

 

Tecnologia foi outro foco destacado durante a reunião com os executivos. Segundo Robson Gomes, vice presidente da área, a empresa investiu mais de R$ 30 milhões em infraestrutura, inovação e capacitação da equipe de TI nos últimos dois anos. Parte desse valor foi destinado para o desenvolvimento da Travel Tech, divisão responsável pelo desenvolvimento de soluções para as empresas do grupo e que lançou hoje o NaTrend Serviços, sistema que permite aos agentes e parceiros como empresas de receptivo, de transfer e hoteleiros se beneficiar da tecnologia para organizar os negócios.

 

Por meio dele, os profissionais da linha de frente do atendimento conseguem fazer todo o acompanhamento das reservas dos clientes e têm acesso à oferta dos fornecedores, registradas diretamente e sem intervenção de outros profissionais. “O mercado precisa de apoio tecnológico, pois a venda de serviços ainda depende de muito serviço manual, trocas de informações por e-mail e confirmações por telefone, o que eleva o risco de erro”, disse Gomes.

 

A Travel Tech será comandada por Alexandre Cordeiro, ex-Sabre, que acaba de chegar ao grupo Trend. Definindo-se como um “defensor do turismo”, ele promete olhar para o potencial da atividade e analisar como a empresa pode auxiliar clientes, parceiros e também contribuir para fomentar o mercado . “Queremos entregar soluções para a indústria como um todo”, finalizou o gerente geral.

 

IMG_6722b

Leonardo Ortega, Marcelo Turim, Diogo Schroeder, Sergio Lopes, Mario Antônio, Luis Paulo Luppa, Cristiane Jayme, Robson Gomes, André Khouri (sócio da TC World, consolidadora aérea do grupo Trend) e Jay Santos

 

Informações: www.trendoperadora.com.br

 

Camila Lucchesi

 

 

 

 

Deixe uma resposta