Aerolíneas Argentinas transforma charter entre São Paulo e Jujuy em voo regular

0

Gonzalo Romero (gerente geral Brasil da Aerolíneas Argentinas), Marcos Bednarski (cônsul-geral adunto da Argentina em São Paulo) e Diego Valdecantos (secretário de turismo de Jujuy)

Por Camila Lucchesi

A paixão do brasileiro pelos destinos argentinos não é novidade. Buenos Aires, Bariloche e Mendoza já estão no radar dos viajantes há algum tempo, mas ainda existe muito território a ser explorado. A começar por Jujuy, província no norte da Argentina, que vem despertando o interesse do mercado após o início de uma frequência direta semanal da Aerolíneas Argentinas partindo do GRU Airport, em São Paulo. O voo inaugural aconteceu em 6 de janeiro (relembre aqui).

Inicialmente, a operação se resumiu a voos charters aos sábados, fretados por um pool de operadoras brasileiras, formado por Ancoradouro, Ambiental, Agaxtur, BWT, Flytour, Interpoint, New Age, Soultraveler, TGK, Uneworld, Venturas e Visual. Hoje, executivos da companhia aérea e representantes do destino se reuniram com parceiros na capital paulista para anunciar que os resultados obtidos levaram a companhia a tornar o voo regular. Ao menos até 30 de junho deste ano. “Estamos em negociações com a Aerolíneas Argentinas para estender o prazo, mas temos garantia de que ele estará à venda até junho”, afirmou Diego Valdecantos, secretário de turismo de Jujuy, que conduziu a apresentação sobre o destino.

Cada um dos oito charters operados entre janeiro e fevereiro teve ocupação média de 80%. “Queremos consolidar a operação no Brasil e vamos trabalhar muito próximos aos operadores brasileiros, dando as ferramentas necessárias para que eles vendam o destino”, complementou Valdecantos. Uma delegação com hoteleiros e fornecedores de serviços terrestres de Jujuy participará da WTM Latin America, entre 3 e 5 de abril, para iniciar o contato direto com o mercado brasileiro.

O primeiro voo regular decolou em 24 de março e o cronograma segue o modelo dos charters, com decolagem aos sábados, às 6h55 (GRU – Jujuy, com pouso estimado para 10h10) e retorno no sábado seguinte, às 19h15 (Jujuy – GRU, com pouso estimado para 22h15). A frequência é operada em Boeing 737-800, com 162 assentos na classe econômica e oito na Club Economy.

As boas perspectivas com o novo voo também foram exaltadas por Gonzalo Romero, gerente geral Brasil da Aerolíneas Argentinas, ao adiantar a disposição da companhia aérea em permanecer com investimentos no mercado emissor paulista.

Destino andino

Os presentes destacaram a paisagem única do destino e a possibilidade de criar roteiros conjugados com Salta e Tucumán, destinos argentinos que ficam próximos a Jujuy. Da província também partem quatro voos diários para a capital argentina. “Conectividade aérea é um tema que trabalhamos muito forte”, resumiu Marcos Bednarski, cônsul-geral adjunto da Argentina em São Paulo.

Mas os operadores reforçaram que falta, ainda, conhecimento sobre o local para despertar o interesse do viajante. “Conheci Jujuy há muito tempo, por indicação. Cheguei a levar um grupo de senhoras da terceira idade e todas ficaram maravilhadas com a natureza local. Acredito que o destino tem tudo para agradar o turista brasileiro, mas primeiro ele precisa descobrir que ele existe. Ainda faltam informações”, disse Jota Marincek, diretor da Venturas & Aventuras.

Jujuy faz fronteira com Bolívia e Chile e é fortemente influenciada pela cultura andina. Divide-se em quatro regiões: valle, yungas, puna e quebrada. A Quebrada de Humahuaca é o principal atrativo do destino, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, e abriga o povoado de Purmamarca. O destaque é o Morro das 7 Cores, que impressiona pelo resultado da ação da natureza ao longo de 600 milhões de anos.

Os cerca de 6 mil leitos que compõem a oferta de hospedagem na Quebrada seguem o padrão da arquitetura local: sem edifícios altos, apenas casas térreas feitas com tijolos de pedras e lama. Não há hotéis de redes, mas há acomodações de todos os padrões: de simples a boutique. Considerando todas as regiões, Jujuy tem oferta de 11 mil leitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here