Aeroporto de Dubai inicia 2014 com recorde de passageiros

Por: Camila Oliveira

 

A Dubai Airports – operadora dos dois aeroportos de Dubai, o Aeroporto Internacional de Dubai  e o Dubai World Central Al Maktoum International – emitiu um relatório de tráfego com dados e informações sobre o movimento nos aeroportos em janeiro de 2014.

 

De acordo com o relatório, o tráfego de passageiros do Aeroporto Internacional de Dubai ultrapassou 6,4 milhões de pessoas em janeiro deste ano, um aumento de 15% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Dentre várias razões, este aumento ocorreu por conta do crescimento do número de turistas na cidade, bem como grandes acontecimentos, como o Dubai Shopping Festival, evento de compras que atraiu visitantes de todo o mundo.

 

O maior crescimento, com mais de 180 mil pessoas, foi registrado no tráfego de passageiros entre cidades do golfo, com destaque para Doha, Jeddah e Riyadh. Seguido pela Europa Ocidental, com mais de 140 mil pessoas e do subcontinente indiano, com mais de 126 mil passageiros. Com 42%, a Europa Oriental registrou a maior expansão, seguida da Australasia, região que inclui a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia, com 34,5%.

 

A Índia permaneceu como o destino mais procurado, com mais de 800 mil passageiros, seguida pela Arábia Saudita, com aproximadamente 514 mil, e a Inglaterra, com mais de 435 mil passageiros. Doha foi a cidade que recebeu mais visitantes, seguida de Londres.

 

Quanto à movimentação de aeronaves, o Aeroporto Internacional de Dubai registrou mais de 32 mil movimentos no mês de janeiro, um crescimento de mais de 4% em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de passageiros por movimentação das aeronaves foi de 199.

 

Com mais de 197 mil toneladas, o volume dos fretes também se destacou, com crescimento de 4,5%, comparado às 188 mil toneladas registradas em janeiro de 2013.

 

Satisfeito com os resultados alcançados, Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, informou que o crescimento acelerado é o principal objetivo do setor de aviação de Dubai e a expansão da infraestrutura e sua completa utilização são as prioridades para alcançar os objetivos da operadora.

 

“Com mais de 10 mil voos regulares do A380 para 26 destinos em 2013, o Concourse A, parte do terminal 3 do aeroporto de Dubai dedicado exclusivamente à operação do A380, ajudou o Aeroporto Internacional de Dubai  a aumentar seu status de maior centro de operações do Airbus A380 do mundo, já no primeiro ano de operações”, afirma o CEO.

 

Inaugurado no dia 2 de janeiro de 2013, o “Concourse A” recebeu mais de 14 milhões de passageiros e mais de 22 milhões de bagagens despachadas neste primeiro ano de operações.

 

 

Deixe uma resposta