Aeroporto de Salvador vira case em MBA internacional

Em 2019, o Salvador Bahia Airport foi eleito o aeroporto mais sustentável do país pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Salvador

Nesta semana, Rodrigo Tavares, gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, que é aluno da ITAérea falou sobre o terminal, o qual foi também tema de estudo do MBA em Gestão Sustentável do Transporte Aéreo na ITAérea Aeronautical Business School, escola internacional especializada em gestão aeroportuária e aeronáutica, com sede na Espanha.

 “O Salvador Bahia Airport é um caso claro de uma história de sucesso que mostra que uma gestão eficiente de recursos humanos e materiais pode levar a melhorias substanciais na pegada ambiental de um aeroporto. Os estudantes da ITAérea valorizam conhecer e experenciar cases desse tipo através de seus protagonistas e principais agentes envolvidos”, explica José Ignacio Escudero, CEO da ITAérea.

Aeródromos Sustentáveis

O reconhecimento das bem-sucedidas iniciativas ambientais do Salvador Bahia Airport veio após a realização do levantamento “Aeródromos Sustentáveis” pela ANAC, que mapeou práticas voltadas para a gestão ambiental nos aeroportos do país.

Para o mapeamento, foram levados em conta 36 indicadores, que examinavam fatores como gestão hídrica, energia elétrica, de resíduos, mudanças climáticas, emissões atmosféricas, ruídos, solo, fauna e flora bem como educação ambiental e gestão organizacional.

O principal terminal baiano atendeu 33 dos 36 requisitos em avaliação, registrando 88,85% da pontuação e sendo considerado com ações sustentáveis em nível avançado e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui