Agaxtur: 60 anos de sucesso

Por: Rafael Lima

 Competência, ética, dedicação e transparência foram algumas das características citadas pelo empresário Aldo Leone Filho para descrever a Agaxtur – operadora fundada em 1953 pelo pai, Aldo Leone, e que continua sendo um ícone do turismo brasileiro. Para comemorar os 60 anos de trajetória, a Agaxtur realizou hoje, dia 4, uma suntuosa festa no Museu da Imagem e Som (MIS), em São Paulo (SP). A celebração contou com a presença de personalidades do trade e agentes de viagens.

 

“Meu pai sempre foi muito visionário e íntegro. Além disso, trabalhava sempre olhando para frente, nunca para trás”, disse Leone, presidente da Agaxtur, durante o evento de abertura.”Quando nos questionam sobre os desafios do setor costumo dizer que não tememos mais nada. Depois de tantos no mercado, estamos sempre prontos para continuar nossa missão de possibilitar sonhos em realidade”.   

 

Um grupo de teatro convidado também prestou homenagens ao fundador da empresa a partir de relatos contados pelos participantes do evento, entre eles o de Mariza Rosa, diretora do setor marítimo da Agaxtur . Ela recordou o cuidado e simplicidade com que Aldo, o pai, tratava seus colaboradores. Após ser sua secretária por muitos anos, ela se emocionou ao citar as qualidades do pioneiro. “Se eu pudesse falar algo para ele agora, posso dizer que seria um agradecimento”, afirmou.

 

Leone Filho ainda anunciou que, no próximo dia 11 de fevereiro, a Agaxtur lança um livro contando sua trajetória que – vale destacar – vai além da segmentação turística, mas alcança a história do País. O presidente relatou que em uma das fotos que estará presente na publicação é possível ver Aldo Leone, o pai, juntamente com o presidente Juscelino Kubitschek em Brasília ainda em construção.

 

Uma prévia do futuro livro já pode ser visto esta semana no MIS com a exposição Uma Viagem no Tempo. A partir de amanhã,  5, até o dia 10, o público poderá conferir o arquivo fotográfico da operadora, que retratou viagens, cruzeiros e turistas desde a década de 50. A entrada para a exposição é gratuita.

 

 

A empresa

 

Fundada na cidade de Santos, em São Paulo, a Agaxtur foi primariamente chamada Agência Auxiliar de Turismo. Seu primeiro roteiro, de quatro horas,  percorria as praias do litoral santista chegando até o Guarujá. Em 1954, após um ano de atividades, a Agaxtur já contava com um representante em Buenos Aires, que fechava pacotes para que turistas argentinos tivessem a oportunidade de conhecer o País. No ano seguinte a operadora realizou sua primeira excursão para a Bahia.

 

As primeiras viagens áereas nacionais foram realizadas em parceria com a Real Aerovias, e para o exterior com a PanAir do Brasil. Já o primeiro contato para cruzeiros marítimos foi firmado em 1963, quando Leone fretou um navio para uma viagem a Manaus, que reuniu a elite da sociedade brasileira da época.

 

Entre julho de 1963 e julho de 1968 foram realizados 16 cruzeiros marítimos com navios nacionais fretados pela operadora. Uma das parcerias mais marcantes da Agaxtur é com a Costa Cruzeiros, que há 45 anos batizou um de seus navios de Andrea C., uma das filhas de Aldo Leone.  

 

Desde então, a Agaxtur continua sendo destaque entre as operadoras nacionais em seus destinos internacionais e cruzeiros marítimos. Em 2012, a empresa inaugurou mais duas filiais: em Santos, o berço, e São José dos Campos.

 

 

Rafael Lima

Rafael Lima
Rafael Lima
Rafael Lima
Rafael Lima
Rafael Lima
Rafael Lima
Rafael Lima

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui