Agência premiada propõe roteiro focado em café

0

Do grão à xícara. Mostrar toda a cadeia de produção e consumo de café no Cerrado Mineiro por meio de experiências turísticas é a proposta da Flanar Turismo Técnico e Cultural para o último fim de semana de maio. Elaborado por Viviane Lemes, historiadora e proprietária da agência que recebeu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2016-2017, o roteiro de dois dias marca o início da safra 2018 do café mineiro e é indicado para agentes de viagens e turistas que apreciam a bebida.

O programa inclui vivência de todas as etapas de produção e workshop de preparo, além de informações sobre história do café no Brasil, sua adaptação ao bioma mineiro e fatores que garantem a qualidade dos grãos. Na segunda etapa, os visitantes fazem um tour pelas cafeterias criativas em Uberlândia (MG) para conhecer (e degustar) bebidas nas quais o café é protagonista.

Viviane Lemes

A proposta é difundir a cultura e as tradições cafeeiras por meio de experiências sensoriais que promovam a aprendizagem. “O projeto apresenta a Rota do Café do Cerrado Mineiro e oferece a oportunidade de vivenciar a produção de café adaptado ao bioma do Cerrado, desde o fim da década de 1970, nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, define Viviane.

História e tradição

O tour começa na Cafeteria Pinhal, em Uberlândia, na manhã de 26 de maio. De lá, o grupo parte para a Fazenda Paraiso, localizada no distrito de Amanhece, em Araguari. A viagem de pouco mais de uma hora é acompanhada por informações sobre a cafeicultura brasileira e sua introdução no Cerrado Mineiro.

Na fazenda, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as espécies cultivadas na região e acompanhar os processos de colheita e pós-colheita – que envolvem secagem no terreiro, beneficiamento, torra e seleção de grãos. O programa inclui ainda um tradicional almoço mineiro, servido no restaurante Porteira da Serra, e a degustação do café produzido na fazenda no Café Babinsky – onde o visitante também pode comprar os grãos para prolongar a experiência em casa.

O pernoite acontece em Uberlândia, ponto de partida para o início das atividades no domingo (27/5). O tour pelas cafeterias criativas do município mineiro inclui a Cafeteria Pinhal, Café Nuance, Cafeteria Niou Tattoo Barber Shop e Café Bistrô onde os visitantes aprenderão métodos diferentes de preparo de cafés. Todos os participantes recebem um certificado de participação no encerramento do programa, que acontece no restaurante Terra Brasilis.

O projeto tem apoio institucional do Circuito Turístico Alta Mogiana, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro (Coocaccer) e do Brasilturis Jornal. Mais informações e inscrições pelo site da Flanar ou pelo (34) 3254-5550.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here