Agenciamento… O que é o que é?

O termo “agente” (do latim, agens.entis) identifica quem atua em algum tipo de negociação, acordo ou contrato

0
agenciamento

Dentre outros significados, o verbo “agenciar” poderia nos induzir a o ato de intermediar a aquisição, efetuada por parte de um consumidor, de um produto e/ou serviço, mediante o recebimento de uma comissão paga pelo proprietário ou operador. Agenciamento seria, portanto, o processo que caracterizaria o resultado advindo dessa intermediação.

Podemos entender que se pode agenciar a aquisição de um bem tangível e/ou intangível, agenciar o trabalho de um artista, de um esportista, ou de outro profissional, agenciar a revenda de ingressos para shows e espetáculos, agenciar a veiculação de um anúncio numa mídia, agenciar o aluguel ou a venda de um imóvel ou de um carro, agenciar a cobertura de um seguro, entre outros.

Agenciar é, então, sinônimo de comercializar e/ou negociar. Agenciamento representaria o conceito de representação e/ou intermediação entre duas ou mais entidades, empresas ou pessoas mediante uma remuneração variável ou pré-definida.

O termo “agente” (do latim, agens.entis), por sua vez, identifica quem atua e/ou trabalha efetivamente em algum tipo de negociação, acordo ou contrato: pessoa que dirige e administra uma agência bancária (agente bancário); principal autor de um crime ou infração (agente criminoso); funcionário da Polícia Federal, Civil ou Municipal (agente policial); quem promove o relacionamento afetivo entre duas pessoas (agente amoroso); substância que provoca uma reação em outra (agente químico).

Em nossa indústria, a empresa receberá a nomenclatura de “agência de viagens” e/ou “agência de turismo” quando esta apresentar, como atividade principal, a responsabilidade de intermediar a aquisição de um produto e/ou serviço ligado às viagens, mediante o recebimento de uma comissão paga pelo fornecedor ou através da cobrança de uma eventual taxa pelo seu trabalho de intermediação, assistência, assessoria e/ou consultoria.

É necessário lembrar que uma agência de viagens não restringe seu trabalho à mera intermediação na aquisição de passagens para transportes em geral, acomodação em hotéis ou mesmo na  participação em passeios ou excursões. A agência de viagens tende a oferecer, geralmente sem cobrança adicional ou específica, toda uma comprovada experiência para assessorar seus clientes em todo e qualquer item relacionado com suas viagens.

O agente de viagens é, antes de mais nada, um profissional que sabe tudo sobre destinos turísticos, meios de transporte, acomodação em hotéis e outros meios de hospedagem, locação de veículos, cruzeiros marítimos ou fluviais, aluguel de barcos ou aeronaves, passeios e excursões , restaurantes, atrações, aspectos culturais, hábitos e até compras em qualquer região do mundo.

Ele é, também, um especialista em outras questões que envolvem uma viagem: conversão de moedas, épocas mais apropriadas para visitar um determinado núcleo, geografia turística, informações climáticas, vacinas obrigatórias ou recomendáveis, seguros e assistências, participação em feiras, programas de incentivo, congressos e eventos.

Um agente de viagens sabe quais são os produtos e serviços mais adequados para a viagem de cada um de seus clientes e onde encontrá-los. Além de informar sobre as melhores condições para adquiri-los… E muito mais !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here