Agenda 2021: Modelo em constante atualização

Grandes eventos do mercado e festividades nacionais ainda buscam se adequar ao calendário do próximo ano

agenda 2021

Falar de eventos em meio a uma pandemia virou uma verdadeira incógnita. Por conta do surto de covid-19, muitas ações tiveram de ser postergadas e, com o passar do tempo, alguns planos ainda vem sendo alterados para se adequar ao atual cenário.

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) deu o start e mostrou que, com as devidas medidas de segurança, é possível promover eventos presenciais – ainda não haja uma confirmação de data para a realização do evento no ano que vem. Outro importante evento de Turismo que decidiu promover feira física foi o Festival das Cataratas, realizado entre os dias 2 e 4 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR).

Clássicos eventos festivos e culturais, como carnaval e as festas juninas, foram adiados e permanecem sem previsão para acontecer. E, ainda que o novo ano não tenha chegado, já tem viajante de olho no calendário de feriados de 2021.

Reunimos as datas para os eventos que estão previstos para acontecer no ano que vem. Confira!

L²acte² – 22 de fevereiro a 6 de março

A Associação Latino Americana de Gestão de Viagens e Eventos Corporativos (Alagev) anunciou algumas mudanças em sua próxima edição do Lacte. Com o conceito Live Latin America Comunity for Travel & Events Experience (L²acte²), o evento será pautado na ampliação da comunidade de participantes e na incorporação às atividades profissionais e de fornecedores latino-americanos.

Entre 22 de fevereiro e 6 de março, será realizada a Expo Lacte, feira virtual que reunirá expositores e visitantes em um ambiente interativo e com gamificação. Nos dias 1º, 3 e 5 de março, acontece a última parte do evento, em formato híbrido e seguindo o conceito Multi Hub, podendo ser realizado em qualquer local da América Latina. Está prevista uma agenda variada de conteúdo e networking e cada dia será focado em um tema diferente, como viagens corporativas, Mice e Mobility & Beyond.

Carnaval

Muitos destinos ainda estão tentando definir o calendário para a festividade. São Paulo e Salvador, por exemplo, anunciaram que farão a festa somente em meados do ano, entre os dias 8 e 11 de julho. Outras cidades, como Rio de Janeiro e Florianópolis ainda não deram nenhuma certeza em relação ao evento.

Ugart/Braztoa – 26 e 27 de março

A União Gaúcha das Operadoras e Representante de Turismo do Rio Grande do Sul (Ugart) anunciou que a feira, que estava com a 35ª edição prevista para acontecer entre os dias 24 e 25 de julho deste ano, foi postergada e ganhou uma nova data para o ano que vem. Entre os dias 26 e 27 de março, o evento será sediado no Centro de Eventos do Barra Shopping, em Porto Alegre.

Paixão de Cristo em Nova Jerusalém – 27 de março a 3 de abril

Cancelado pela primeira vez em 53 anos, o evento pernambucano anunciou uma nova data para 2021. A Sociedade Teatral de Fazenda Nova confirmou a realização da festividade entre 27 de março e 3 de abril. Os ingressos adquiridos para a temporada deste ano poderão ser utilizados em qualquer dia da temporada do ano que vem.

Expo Turismo Paraná – 16 e 17 de abril

A Expo Turismo Paraná, antes conhecida como Salão Paranaense de Turismo, anunciou uma nova data para o trade – 16 e 17 de abril. No período, os participantes poderão aproveitar palestras, rodadas de negócios, capacitações, painéis e eventos paralelos, como a 16ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná.

Conotel e Equipotel Regional – 26 a 28 de maio

Também impactado pela pandemia de covid-19, o evento, realizado pela Reed Exhibtions Brasil e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), foi adiado para o próximo ano. A nova data contempla os dias 26, 27 e 28 de maio de 2021, em Salvador (BA).

BNT Mercosul – 28 e 29 de maio

A feira, que ocorre anualmente na região Sul do País, cancelou a edição deste ano e anunciou para o trade um novo save the date: 28 e 29 de maio de 2021. Segundo a organização do evento, que ocorreria entre os dias 29 e 30 de maio, a decisão foi tomada em prol de cada empresa que ajudou a construir a história da feira.

WTM Latin America – 23 a 25 de junho

A organização da WTM Latin America anunciou, a realização do evento B2B para o período entre 23 e 25 de junho. A decisão foi tomada em conjunto, a fim de atender às expectativas e necessidades de expositores, clientes, visitantes e parceiros.

Avirrp – 13 e 14 de agosto

A Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) anunciou que a 24ª edição da Feira de Turismo Avirrp está marcada para os dias 13 e 14 de agosto. O evento já tem 60% dos estandes em comercialização e outros 40% disponíveis. Estima-se a presença de 5 mil profissionais entre os dois dias de feira.

Abav Expo/Encontro Comercial Braztoa: Setembro

Ainda não há data confirmada para um dos maiores eventos de Turismo B2B do Brasil, que ocorre em paralelo com o Encontro Comercial Braztoa. Segundo Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), organizadora do evento, a ideia é que ela aconteça em uma data similar à que estava prevista para este ano (23 a 25 de setembro).

Brazil Travel Market (BTM) – 22 e 23 de outubro

O Brazil Travel Market, anteriormente conhecido como JPA Travel Market, redefiniu suas datas para 2021. Cancelado neste ano, o evento, que anteriormente estava previsto para os dias 14 e 15 de maio, agora está marcado para os dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

Segundo Claudio J. S. Junior, um dos CEOs do evento, a decisão foi tomada com base na opinião de players do mercado. “Percebemos que, neste momento em que a pandemia se encontra, dificilmente conseguiremos as conexões necessárias para proporcionar grandes negócios entre os visitantes”, declarou em suas redes sociais.

ILTM Latin America – 26 a 29 de outubro

A próxima edição do evento está marcada para os dias, 26, 27, 28 e 29 de outubro. Trata-se de uma decisão estratégica que visa oferecer o melhor para os clientes e visitantes e foi tomada em conjunto com os gestores. Está prevista a participação dos principais expositores e compradores do segmento de luxo da América Latino e do mundo.

Conteúdo publicado originalmente na edição 843 (Dezembro) do Brasilturis Jornal. *Colaborou Felipe Lima, com informações atualizadas em 25 de novembro.

Deixe uma resposta