Air Europa entra com pedido para realizar voos domésticos no Brasil

A ação é resultado de articulação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante reunião com representantes da Air Europa na Espanha

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air europa no brasil

A Air Europa poderá ser a primeira aérea estrangeira a operar voos domésticos no Brasil. A companhia, na última sexta-feira (17), entrou com um pedido para a Junta Comercial do Estado de São Paulo. O objetivo, aliás, é assegurar sua instalação e operação no país dentro do prazo estabelecido pela Medida Provisória 863.

O texto da MP, que tramita em regime de urgência, deve ser deliberado pela Câmara dos Deputados até o próximo dia 22, fim do prazo de vigência e limite para votação. Porém, mesmo vencido o prazo, a instalação da empresa será mantida como determina a legislação vigente para estes casos.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro , a conquista consagra a abertura do mercado brasileiro ao investimento estrangeiro. “O que deve gerar forte incremento da competitividade do transporte aéreo no Brasil.  E reposicionar o País no cenário mundial do turismo. É, de fato, um novo momento para o turismo brasileiro”, comemora.


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Além disso, o ministro destacou que a desconcentração de mercado contribuirá de maneira significativa para alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Este, aliás, prevê o aumento da entrada anual de visitantes internacionais no país de 6,6 milhões para 12 milhões de turistas, além da incorporação de 40 milhões de brasileiros no mercado doméstico.

Impactos no setor

Outra meta global que deve ser impactada é a previsão de aumento de US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões da receita com turismo internacional, nos próximos quatro anos. A adoção de uma nova forma de participação de capital segue tendência de abertura já verificada em outros países. Isso, também, equipara o mercado de aviação ao modelo já adotado em praticamente todos os setores da economia nacional.

Não obstante, o modelo permite desconcentrar o mercado brasileiro de aviação: enquanto Argentina e Colômbia têm, respectivamente, nove e oito companhias aéreas operando as rotas domésticas, no Brasil apenas quatro empresas – sendo que uma atualmente está em recuperação judicial – concentram mais de 99% do mercado.


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