A Air France divulgou uma atualização sobre o lançamento de seu serviço Ready to Fly, incluindo a automação da verificação do comprovante de vacina para voos domésticos. A transportadora pilotou o serviço Ready to Fly (que permite que os clientes tenham seus documentos de viagem verificados antes do voo) em julho de 2021, e agora está disponível em 140 rotas de 80 aeroportos, em 600 voos diários da Air France.

Isso inclui todos os voos domésticos na França e de/para a Córsega e Departamento Ultramarino francês, bem como voos de/para os EUA, Argentina, Brasil, voos da França para a Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Gabão e Senegal, e voos para França à partida da Europa e Canadá.

A companhia aérea diz que o serviço já foi usado por mais de 600 mil clientes. Enquanto isso, a Air France também substituiu sua verificação manual do passe de vacina francês para voos domésticos por uma verificação automatizada, “garantindo que os clientes que viajam na França recebam confirmação instantânea”.

A medida segue a decisão do governo francês de tornar o passe de vacina obrigatório para voos domésticos na França para passageiros com 16 anos ou mais (excluindo voos de/para a Córsega e os departamentos ultramarinos franceses).

A transportadora disse que o novo recurso de automatização ficará disponível alguns dias antes da partida, com os clientes recebendo um e-mail convidando-os a fazer o upload do seu passe para uma plataforma online segura.

Aqueles que não usaram o serviço de pré-validação, podem digitalizar o código QR do seu passe de vacina durante o check-in em um quiosque de autoatendimento no aeroporto no dia da partida (disponível em Paris CDG, Paris Orly, Bordeaux, Lyon , aeroportos de Marselha, Montpellier, Mulhouse, Nantes, Nice, Estrasburgo e Toulouse).

A intenção é integrar o recurso ao processo de check-in online nos próximos meses, e a Air France disse que “a validação pré-viagem do passe de vacina vai limitar o número de verificações manuais necessárias no portão de embarque e melhorar a pontualidade do voo”.