Air France testa tecnologia Li-Fi em A321 durante voo comercial

A tecnologia, desenvolvida por Latécoére, foi testada por finalistas do Air France Trackmania Stadium, que premiou o vencedor com bilhetes aéreos

A Air France testou, na semana passada, o primeiro voo equipado com a tecnologia Light Fidelity (Li-Fi), desenvolvida pela Latécoére a bordo do voo comercial AF6114 operado por um A321 de Paris-Orly para Toulouse. Como parte de seu compromisso de pesquisar novos serviços a bordo para os clientes, a aérea recebeu os finalistas da Air France Trackmania Cup, desenvolvida pela Ubisoft, que competiram no céu.

“Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a lançar uma aeronave equipada com Li-Fi e a organizar uma competição de videogame a bordo. Estou convencido de que essa experiência abrirá o caminho para novas experiências de entretenimento a bordo para nossos clientes, especialmente no que diz respeito aos jogos”, afirma Antoine Laborde, gerente de Inovação da Air France.


LEIA MAIS:
+ Gol e Air France KLM reafirmam acordo estratégico de codeshareAir France-KLM participa de desafio “Green Friday”
+ Air France terá quatro novos destinos sazonais na Espanha e Portugal

A companhia e a Latécoéte estão testando a facilidade com que essa pode ser integrada e certificada em voos comerciais. A infraestrutura, instalada em 12 assentos do A321, gera:

  • Uma troca de dados multimídia estável a velocidade alta e latência baixa;
  • Redução no peso da aeronave e, portanto, no consumo de combustível, devido à substituição dos cabos de cobre pela tecnologia de fibra óptica.

Em colaboração com a Ubisoft, a Air France e o fabricante de equipamentos organizaram a final do torneio Air France Trackmania Cup, lançado no Paris Air Show em junho. Os finalistas competiram nesta versão personalizada do jogo Trackmania Stadium. O vencedor do torneio recebeu dois bilhetes de ida e volta entre Paris e Montreal para um excursão provada ao Ubisoft Studios e uma seleção de produtos Razer.

“Estamos convencidos de que o Li-Fi revolucionará a conectividade em voo nos próximos cinco anos. Estou particularmente satisfeito com o trabalho realizado em colaboração com as equipes de engenharia e manutenção da Air France-KLM, que realizaram o trabalho de certificação da solução e sua integração na cabine em tempo recorde”, acrescentou Yannick Assouad, CEO da Latécoère.

Deborah Papiernik, diretora de Projetos Inovadores da Ubisoft, afirma estar satisfeita com a oportunidade de participar do lançamento da tecnologia. “Poderemos fornecer nossa experiência em videogames. Sem dúvida, o entretenimento a bordo se tornará rapidamente um novo playground para todos”, completa.


Leia também:
– Air France recebe primeiro Airbus A350; confira detalhes
– Air France-KLM quer eliminar 200 milhões de plásticos até dezembro
Air France removerá aviões A380 da frota e encomenda 60 A220

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui