Alagev reestrutura equipe e anuncia novas apostas para 2021

De acordo com Roberta Moreno, presidente da Alagev, seu primeiro ano à frente da associação marcou o fortalecimento de união e humanização

Alagev
Roberta Moreno, presidente da Alagev

Contínuo momento de aprendizado. É assim que Roberta Moreno, que completa seu primeiro ano na presidência da Associação Latino Americana de Gestão de Viagens e Eventos Corporativas (Alagev), avalia o cenário. De acordo com a profissional – em entrevista exclusiva ao Brasilturis Jornal –, a pandemia serviu para acelerar processos já previstos e, sobretudo, unir ainda mais os profissionais e humanizar os relacionamentos.

Hoje, a Alagev vive um novo momento, com mudanças estruturais, como a saída de Eduardo Murad da direção executiva. Giovana Jannuzzelli, que anteriormente atuava como gerente executiva, assume o cargo deixado pelo executivo. Outra novidade é a chegada do novo conselho diretor, marcada para o próximo dia 3 de maio.

“A gente tem um planejamento estratégico que vai até 2024, já com esse trabalho de visão e alternância do conselho. Isso carrega o histórico e oferece um guia maior para todos os conselheiros que chegam”, comenta Giovana.

A nova diretora executiva avalia que, por mais que a pandemia não estivesse incluída no planejamento estratégico, serviu para mostrar que o futuro chegou e que, acima de tudo, não é momento para estagnar. “Precisamos dar um passo adiante e de um novo olhar. Nesse período, trouxemos o Brasil inteiro para próximo, permitindo que o outro entre em nossa casa. Então gerou um trabalho no otimismo e melhorou as conexões humanas”, avalia.

Primeiro ano à frente

Roberta assumiu a presidência da Alagev no primeiro trimestre de 2020, período que marcou o início da pandemia. Ela confessa ter sido um período complexo, mas que foi facilitado justamente pela sua presença já marcada no conselho e pelo seu histórico na associação, também facilitado pelo plano estratégico.

“Temos reuniões semanais e temos feito bastante coisa bacana. Logo no início, por exemplo, desenvolvemos uma pesquisa para com os profissionais, entendendo melhor como o mercado reagia e suas perspectivas. Foi tudo muito mais interno. Tivemos que nos readaptar, readequar, tentar o face to face para o virtual, achar novos caminhos… E estamos nos saindo muito bem”, se orgulha.

Apesar do tão falado movimento ascendente do evento híbrido, Roberta declara que o presencial não deixará de ser realizado, mas que necessita de vacinação e protocolos bem estabelecidos. “Para isso, voltaremos lentamente sustentados pelos eventos híbridos até voltarmos ao presencial como antes, mas sem deixar de lado o virtual, visto que nos possibilita ampliar o alcance. As próprias empresas vão repensar a participação de profissionais em eventos”, declara.

lacte
Giovana Jannuzzelli, atual diretora-executiva da Alagev

Giovana concorda com a visão da presidente. “Todo mundo quer o presencial de volta, inclusive as reuniões. A gente otimizou nosso tempo e os temas que a gente quer conversar. Não deixamos de lado as reuniões produtivas, mas ainda há a vontade do evento presencial, do coffee break, do contato olho no olho. Isso está no nosso planejamento estratégico e vamos voltar mais fortes”, declara.

E o ano de 2020, além de marcar a chegada de Roberta à presidência da Alagev, também foi o momento para remodelar o Lacte, que chegou à sua 16ª edição. O evento teve toda a sua programação pensada de uma forma diferenciada e mais imersiva, incluindo reuniões pop-ups segmentadas e ações itinerantes, que aconteceram em Mogi das Cruzes, em São Paulo, e em Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, de forma simultânea.

“A gente fez muita parceria, ofereceu ingressos baratos para que os profissionais tivessem bolso para ter acesso. Mostramos que é possível fazer evento, gerar conteúdo qualificado e ainda proporcionar networking”, detalha a diretora executiva.

Alagev: próximos passos

A Alagev, já de olho nos próximos passos, continuará a apostar na ampliação de sua presença na América Latina. Além disso, já vem desenvolvendo os projetos para o Lacte 17 e apostando continuamente em conteúdos para as redes sociais. “A informação está cada vez mais regular. Temos curso de Viagens Corp 360; Eventos 360; a Eventos Lá Na Frente, um paper disponível no nosso site; o canal do Youtube está ativo. E vamos continuar trabalhando com união, porque o mercado se constrói 360°”, afirma.

Além disso, a associação reforça sua participação feminina. Além da presidência e da direção executiva, a vice-presidência conta com Larissa Licatti. “Um time feminino traz um olhar que se complementa com o masculino. 70% dos nossos participantes são mulheres e, dentro da nossa nova diretoria, 74% é feminino”, declara Giovana, que anunciou o interesse em criar comitês de diversidade interna. “Queremos trazer isso para a Alagev, abordar espaços igualitários”, comenta.

A ALagev também lançou, na última semana, o seu portal repaginado. O site conta com conteúdos liberados para associados e não associados, além de agenda de eventos e informações para futuros associados, que podem aproveitar de planos mensais, trimestrais e anuais. Confira o novo site neste link.

Deixe uma resposta