Alagoas ressalta conquistas do Turismo no Abav Collab

No Abav Collab, o estande de Alagoas evidencia a promoção turística interna, treinamentos e capacitações

alagoas
Rafael Brito, secretário de estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas

Na última terça-feira (29), no Abav Collab, Rafarel Brito, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas celebrou a conexão aérea entre Maceió e Lisboa, em Portugal que acontecerá na próxima sexta-feira (2) com a aeronave 321neoLR e destacou as atrações do estande no evento.

“É o primeiro voo internacional regular da nossa história e permite que conectemos o nosso estado com todos os principais países do continente europeu que é o mais rico do mundo, abrindo também, portas em diversas áreas do turismo, construção civil e áreas de investimento. Estamos muito felizes com essa conquista e para acompanhar a chegada dele aqui, estou partindo amanhã (30/09) para Portugal, para poder ter o prazer de voltar a Maceió nessa conexão que para nós e histórica”, declara.

Em virtude da inauguração, o voo vindo de Portugal será feito às 20h30, horário de Brasília no aeroporto Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares. No sentido oposto, acontecerá no sábado (3), às 19h10 com chegada em Lisboa às 07h00, horário português.

Regularmente, os voos acontecerão às sextas e domingos com partida às 23h45 de Maceió, e chegada a Lisboa às 12h30. Vindo de Lisboa terão decolagens 18h30 e pouso em Maceió às 22h30. A partir do dia 27 de outubro, estarão disponíveis às terças e sábados.

Outra novidade do estado foi o anuncio recente da CVC com oito conexões de 19 de dezembro ao final de janeiro, de e para São Paulo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO).

“Estamos retomando e como em todos os estados do Brasil, a dificuldade é a malha aérea. Temos uma expectativa de até dezembro deste ano, ofertarmos 70% da capacidade em comparação com o mesmo período de 2019. O fretamento da CVC mostra a confiança da principal operadora do país no destino”, afirma.

Além dos destinos já trabalhados, a CVC incorporou Porto de Pedras, ponto turístico no Litoral Norte de Alagoas com destaque para o turismo regional e rodoviário, nicho este que aparece em evidência na recente campanha de promoção turística estadual “Seu próximo destino é Alagoas”.

A ação destaca Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Piranhas, Penedo, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e União dos Palmares, afim de evidenciar o turismo cultural, regional e incentivar roteiros que podem ser feitos de carro. Há ainda, uma parceria com estados vizinhos na apresentação de pontos turísticos interestaduais.

“A expectativa é que o turismo voltasse por via regional e isso está se concretizando. Essa estratégia focada no turismo regional e nacional tem mostrado bons resultados, colaborando para sermos um dos destinos mais buscados para o período pós-pandemia. Na minha opinião, esse período pós-pandemia está chegando, o que me faz acreditar que muito em breve vamos colher esses frutos”, pontua.

O secretário afirmou ainda que um dos principais focos de promoção do estado está voltado para mostrar Alagoas além de sol e mar. “Alagoas é muito forte no turismo cultural, mas a gente não aproveita essa potência justamente porque nossas belezas naturais são melhores do que as dos outros. Está na hora de darmos destaque a esse nicho e é por isso que estamos desenvolvendo ações de marketing para fortalecer esse segmento”, destaca.

Outro nicho interessante é o turismo religioso, que segundo Rafael, movimenta anualmente 30 milhões de brasileiros no país. Em agosto, foi realizada a inauguração da estátua da Nossa Senhora do Pilar na cidade do pilar (AL).

“O turismo religioso é muito e importante e temos procurado diversificar os atrativos de Alagoas. A cidade do pilar é um local de peregrinação desde 1942, que precisava de infraestrutura para que a atividade se desenvolvesse. Conseguimos fazer essa obra de aproximadamente R$4 milhões, com uma estátua de 26 metros, o que foi fundamental para a sua consolidação”, ressalta.

Infraestrutura

Nesta semana, será votada a licitação para concessão dos direitos de tratamento de água e esgoto estadual. O projeto visa em quatro anos elevar Alagoas ao título detentor da maior rede de saneamento do país, aspecto que beneficiará o Turismo, levando confiança ao viajante e preservando a fauna e flora local, além de promover qualidade de vida aos residentes.

alagoas
Rafael Brito, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas em entrevista exclusiva ao Brasilturis Jornal

Abav Collab

No Abav Collab, o estande de Alagoas conta com 28 hotéis de todo o território, além de treinamentos e capacitações. “Estamos com dois estandes para promover nossos atrativos, temos ações promocionais, capacitações online dos destinos e esperamos até sexta-feira (2), colher bons frutos dentro dessa nova realidade, que não é como gostaríamos, porque nada supera o aperto de mão e olho no olho que tem o presencial e que a pandemia tirou de nós”.


Deixe uma resposta