Alitalia reinicia operação da rota São Paulo – Roma

alitalia
Equipe e tripulação da Alitalia a bordo da aeronave aguardando a entrada dos passageiros

A Alitalia comemorou o reinício das operações na rota entre Brasil e Itália. Em comunicado enviado hoje à imprensa, a aérea celebra a decolagem do voo AZ675, que partiu ontem (17) do Aeroporto de Guarulhos, rumo ao Aeroporto de Roma Fiumicino. A operação será feita às quintas-feiras, partindo do Brasil às 16h05 e chegando à capital italiana às 7h15 da sexta-feira. No sentido inverso, a aeronave decola da de Roma às terças, às 22h05, e chega ao aeroporto paulista às 6h25 da quarta-feira. Todos os horários informados são locais.

Os voos serão operados semanalmente e marcarão não apenas a retomada de uma conexão aérea regular direta entre os dois países, como garantirão mais oportunidades de transporte de carga entre a América do Sul e Europa. Isso porque os Boeing 777-200ER que operam a rota têm capacidade para transportar 20 toneladas de cargas nos 80 metros cúbicos de espaço disponíveis nas “barrigas” das aeronaves. 

A operação segue regras de biossegurança, como a higienização das aeronaves higienizadas e filtragem HEPA, além do reconhecimento do Aeroporto de Roma Fiumicino com dois prêmios internacionais. Foi o primeiro da União Europeia e o terceiro do mundo a conquistar o “Airport Health Accreditation”, selo concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, da sigla em inglês); e também teve classificação máxima de 5 estrelas da Skytrax, consultoria especializada no mercado da aviação, em relação aos procedimentos de higiene e outras medidas preventivas adotadas.

Procedimentos requeridos

Todos os passageiros Alitalia devem preencher um formulário de saúde antes do embarque, validando que eles não tiveram contato próximo com pessoas diagnosticadas com a covid-19. Além disso, os passageiros devem fazer uso de máscaras desde a chegada ao aeroporto e durante o voo, levando acessórios extras na bagagem de mão para garantir a substituição a cada quatro horas. 

Os voos de/para São Paulo estão disponíveis nos sistemas de vendas da Alitalia, agências de viagens e bilheterias dos aeroportos. Vale lembrar que há restrições para entrada de viajantes em território italiano, segundo decreto assinado por Giuseppe Conti, primeiro-ministro italiano, em 3 de dezembro.

Em resumo, o documento relata as regras para italianos que regressam a seus domicílios e aos turistas estrangeiros, originários de países autorizados, que desejam ingressar na Itália. Italianos que viajarem para o exterior a lazer entre 21 de dezembro de 2020 e 6 de janeiro de 2021 terão de passar por quarentena obrigatória no retorno. No caso de turistas estrangeiros que queiram entrar na Itália entre 7 e 15 de janeiro de 2021, a quarentena é exigida para todos aqueles que tenham permanecido ou transitado a lazer por outros países, entre 21 de dezembro de 2020 e 6 de janeiro de 2021.

O decreto traz, ainda, informações sobre a restrição na circulação interna, especialmente criadas para evitar novos picos durante o período de festas. Nos dias 25 e 26 de dezembro e em 1º de janeiro, está proibido qualquer tipo de deslocamento dentro do país. Hotéis permanecem abertos em toda a Itália, mas está proibida a realização de festas e jantares na véspera de ano novo. Os restaurantes dosestabelecimentos devem ser fechados às 18h e, após esse horário, a única oferta possível será o serviço de quarto.

Leia o decreto, na íntegra, neste link (conteúdo em italiano)

Deixe uma resposta