Amadeus traz solução que “bloqueia” preço de passagens para compra futura

Novidade na América Latina, a solução será oferecida para agências de viagens on-line

A Amadeus, empresa que provê tecnologia para o setor de viagens, trouxe para o Brasil a primeira solução que “bloqueia” o preço de passagens aéreas para compra futura, por meio de aliança com a startup FLYR, na qual a Amadeus é investidora.

O FareKeep, produto da FLYR que faz o bloqueio, funciona como um seguro do preço da passagem. Ao avistar uma tarifa que considera interessante, mas com dúvidas sobre a compra — seja por disponibilidade de viagem ou por qualquer outro motivo —, o viajante pode pagar um prêmio, que terá valor entre 5 e 25 dólares, para estar segurado contra aumentos daquela tarifa por uma semana. O valor do prêmio a ser pago na contratação do bloqueio é definido por um logaritmo com base no risco de mudança de tarifa.

Caso o valor suba no prazo de sete dias, a FLYR bancará a diferença até um teto de 200 dólares. Se ela for menor que o teto, o valor a ser reembolsado será o da diferença entre a tarifa no momento do bloqueio da passagem e a efetivamente paga. Caso todos os assentos do avião sejam vendidos durante a vigência do seguro, o passageiro será reembolsado com o valor do teto.

Inicialmente, a solução será oferecida para agências de viagens on-line no Brasil e na América Latina. A tecnologia já é usada em alguns dos maiores revendedores de passagens aéreas nos Estados Unidos e na Europa, mas pela primeira vez estará disponível para empresas latino-americanas.

Agências de viagens on-line gastam até um terço de suas verbas de marketing para a captação de clientes, mas 95% deles saem do site sem fazer uma reserva. O FareKeep, cuja cobertura excede 93% dos voos disponíveis, veio para melhorar esses números e dar mais tranquilidade ao consumidor final.

“Estamos muito felizes em trazer esta tecnologia para a América Latina. As agências on-line perdem muitas vendas porque o cliente vê a tarifa, passa a checar sua disponibilidade e, quando volta para efetuar a compra, o preço já mudou. Da mesma forma, o consumidor se frustra depois de um momento inicial de êxtase por uma boa tarifa encontrada. O FareKeep resolve esses dois problemas, em uma relação ganha-ganha que promete revolucionar a forma de comprar passagens on-line”, disse Fernanda Assunção, gerente de alianças da Amadeus para a América Latina e o Caribe.

“Quando o seguro automotivo surgiu, logo os consumidores viram grande valor nele, pois evitava a possibilidade de uma perda em grande escala. O mesmo ocorre nas viagens, mas nesse caso os prejuízos são sonhos não cumpridos. O FareKeep tem o potencial de resolver muitos desses impasses”, disse Jean Tripier, CEO da FLYR. “O consumidor brasileiro é um dos mais exigentes e, realmente, quer ter flexibilidade e tranquilidade. Ao trazer o FareKeep para o país, a Amadeus está indo na direção certa.”

Deixe uma resposta