ABAV 2013 – Amazonas é destaque desta edição

Por: Rafael Lima

Com um estande montado logo na entrada do pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, o Amazonas conta com uma estrutura grandiosa para representar o destino destaque nesta edição da Feira das Américas (Abav), que acontece até domingo, dia 8.

 

Oreni Braga, presidente da Amazonastur, destacou durante a solenidade de abertura do evento a importância que o estado possui para o País. “Além de ser o maior destino verde do Brasil, o Amazonas é o grande pólo industrial que temos, fabricando imensa quantidade de produtos que utilizamos em todo território nacional”, disse.

 

A presidente destacou que o turismo tem mostrado elevação de 12% ao ano na região, e a expectativa é de crescimento ainda maior. “Hoje temos mais voos chegando a Manaus, vindo de destinos estrangeiros e domésticos. São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Miami e Caribe fazem parte dos itinerários que contam com viagens diretas para nossa capital”, disse. Vale lembrar que a organização suíça New 7 Wonders apontou o local como uma das novas sete maravilhas mundiais, juntamente com outras atrações brasileiras, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e as Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

bola

 

No entanto, para que o desenvolvimento do turismo amazonense continue em desenvolvimento, Oreni afirma que é necessário existir mais políticas governamentais de incentivo. Ela diz que o custo para viajar no Brasil continua sendo muito elevado, o que pode causar restrições à recepção de novos turistas, tanto estrangeiros quanto nativos. “O País precisa de melhor estruturação para chegar ao nível de competividade de destinos como o México, por exemplo. Falta muito para atingirmos o nível de excelência para isso”, pondera.

 

A presidente encerra dizendo que o Brasil deve aproveitar as oportunidades que recebe, sendo uma nação com natureza rica e diversa. Entre os incentivos sugeridos, ela destaca a importância dos micro e pequenos empresários. “A verba de investimento para o turismo continua sendo pequena. Precisamos continuar enxergando que uma nação que cria boas oportunidades para o desenvolvimento do mercado de viagens pode contribuir ricamente para o País”.

Bola Ecológica

Amazonas ainda apresentou durante o evento a primeira bola ecológica brasileira, produzida no pólo industrial de Manaus. Feita apenas com a borracha da seringueira, o materia é 100% sustentável.
A ideia do Amazonastur é que também sejam produzidas sandálias e outros materiais ecológicos.

 

Rafael Lima

 

Deixe uma resposta