Amazônia tem divulgação na Fita como Maravilha da Natureza

Por: Antonio Euryco

Dar visibilidade à escolha da Amazônia como uma das Sete Maravilhas da Natureza é uma boa estratégia para divulgar a região. E isto tornou mais do que necessária uma reunião da Adetur, para capitalizar uma integração e os roteiros integrados entre os nove estados que formam a Amazônia Legal.

 

Representantes de vários Estados estiveram em reunião durante a VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012),  realizado em Belém. Coordenada pelos membros da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Região Norte (Adetur),  teve a importância de procurar fortalecer o turismo na região, com a união de secretários e dirigentes de turismo e representantes do Convention & Visitors Bureau, entre outros.

 

 “É importante que a Fita seja o momento para esse entendimento entre os Estados da Amazônia e a necessidade de um diálogo empresarial conciliador”,  afirmou o secretário paraense Adenauer Góes, lembrando que o Pará acaba de lançar sua marca turística, cujo designer é inspirado na natureza (açaí) e na cultura (grafismos marajoaras, tapajônicos e araguaios), com o slogan “Pará, a obra-prima da Amazônia”.

 

Adenauer  posicionou que o  Pará é guardião de mais de 50% de todos os atrativos turísticos da Amazônia, o que lhe confere a missão de estar sempre em sintonia com os projetos, programas e ações que visam fortalecer a região como destino turístico prioritário aos mercados nacionais e internacionais que buscam os segmentos cultura e natureza no Brasil, carro-chefe do turismo paraense, que tem como diretriz o Plano Ver-o Pará.

 

O coordenador nacional da Adetur, Aristides de La Plata, apresentou na reunião uma proposta de roteiro integrado envolvendo os Estados amazônicos, inicialmente ligando Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro aos Estados do Pará – por Belém, Santarém, Alter-do-Chão e Marajó –, Amazonas, a partir de Manaus, Maranhão, passando por São Luiz e Barreirinha (onde estão os Lençóis Maranhenses), Tocantins, envolvendo Palmas e, ainda, Mato Grosso, incluindo Cuiabá, com o Pantanal.

 

A Adetur foi fundada em 5 de dezembro de 2008, durante a Fita. Entre suas principais conquistas está a eleição da Amazônia como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, em eleição que começou em 2007, com a participação de 440 atrações de 200 países e territórios. O resultado que colocou a Amazônia, as Cataratas do Iguaçu entre destinos vencedores do foi divulgado em 11 de novembro de 2011.

 

AE

Deixe uma resposta