Início Mercado Aviação Anac confere certificado de operação a nove aeroportos; confira quais

Anac confere certificado de operação a nove aeroportos; confira quais

Anac - Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (Foto - Divulgação)
Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (Foto - Divulgação)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu, nos últimos três meses, A Certificação Operacional para nove aeroportos. Os estabelecimentos estão situados em quatro diferentes regiões do país, sendo estes: Vitória (ES), Rondonópolis (MT), Aracati (CE), Toledo (PR), Macaé (RJ), Navegantes (SC) e Guarapuava (PR), além de Rio Verde (GO) e Maceió (AL), que receberam a concessão na quinta-feira (6).

No caso de Maceió, a agência concedeu o Certificado Operacional Provisório à Aena Brasil, nova concessionária do aeroporto. Esta é a etapa anterior para a emissão do certificado definitivo e ocorre sempre que um novo operador assume as operações de um aeródromo certificado. A validade é de 12 meses.

Para obter a certificação definitiva, a concessionária deve apresentar um documento que permite padronizar serviços e facilitar gestão, comunicação e instrução dos profissionais que trabalham no aeroporto e demais provedores de serviços relacionados diretamente a operação do local.

Decisão da Anac

Maceió

O Aeroporto de Maceió, juntamente com outros cinco terminais, integra o Bloco Nordeste, que foi concedido à iniciativa privada durante o leilão da 5ª rodada de concessão de aeroportos, realizado no dia 15 de março de 2019. O bloco foi arrematado pela mesma concessionária por R$ 1,9 bilhão.

A fase de transição operacional do aeroporto de Maceió, período em que a gestão do terminal é realizada pela Infraero com o acompanhamento da Aena, teve início em outubro. A concessão passa a valer a partir de 12 de fevereiro.

Rio Verde

A certificação operacional foi concedida à Prefeitura Municipal de Rio Verde, administradora do aeroporto local. Anteriormente, o aeroporto de Rio Verde estava limitado a receber nove frequências semanais da aeronave ATR 72.

As medidas previstas na portaria passam a valer a partir do dia 13 de fevereiro.


Leia Também:

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui