Anhembi Morumbi celebra 50 anos do primeiro curso de Turismo no Brasil

A programação online e gratuita da Anhembi Morumbi reunirá docentes, profissionais da área e ex-alunos do tradicional Turismo

Anhembi Morumbi

De 31 de maio a 4 de junho acontece o Turismo 5.0, evento que marca os 50 anos do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi – o primeiro do Brasil. Para celebrar a data, a Instituição preparou uma programação online e gratuita que reunirá docentes, profissionais da área e ex-alunos do tradicional curso.

“Para mim é uma honra estar à frente de um curso que foi o primeiro do Brasil. Não poderíamos comemorar a data de outra forma, se não, falando sobre Turismo. São esses encontros, entre profissionais do mercado, egressos e estudantes, que promovem conhecimento, informação, atualização e, principalmente, reflexão sobre nossa área”, enfatiza Paula Lima Lucatto, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi.

Com o tema 5.0, a ideia é traçar um panorama do setor de Turismo nas cinco décadas desde a criação do curso, em 1971, e falar sobre diferentes modalidades que foram ganhando espaço ao longo desse tempo.

No primeiro dia, a década de 1970 será retratada pelos olhos dos primeiros alunos de Turismo do Brasil. Uma forma de homenagear aqueles que apostaram em uma profissão que, até então, não era oficial. Em um bate-papo descontraído, os convidados relembrarão o início do curso, a reação das pessoas com este lançamento inovador à época e contar fatos históricos sobre o turismo nos últimos 50 anos.

Nos dias seguintes, a programação apresenta temas como Turismo de Base Comunitária, Ecoturismo e Turismo de Experiência, por especialistas e profissionais do mercado que falarão sobre como essas áreas tem ganhado espaço no Brasil e suas infinitas possibilidades.

No encerramento, dia 4 de junho, a live será focada nas tendências para o futuro do setor, que desde 2020, com o início da pandemia da COVID-19 tem sofrido as consequências das restrições necessárias para a saúde pública.

O evento online, que marcará os 50 anos do primeiro curso de Turismo no Brasil é voltado aos alunos do curso da Universidade Anhembi Morumbi, mas será transmitido pelo canal do YouTube da Universidade, possibilitando o acesso dos interessando em conhecer um pouco sobre a trajetória do Turismo no Brasil.

Confira a programação completa da Anhembi Morumbi:

  • 31/05, às 19h30

Tema: Década de 70
Palestrantes:Ibrahim Tahthou, ex-aluno da primeira turma; Victor Riuti Kiyohara, ex-aluno da primeira turma; Paulo de Paula, ex-aluno da primeira turma; Wandy Cavalheiro, ex-aluna da primeira turma
Moderador: Virgílio Carvalho, formado em Turismo pela Faculdade de Turismo do Morumbi, coordenador de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de SP.

  • 01/06, às 10h30

Tema: Turismo de Base Comunitária
Palestrante: Laís Furtado, ex-aluna da Universidade Anhembi Morumbi
Moderador: Ruan Tavares, professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

  • 02/06, às 19h30

Tema: Ecoturismo
Palestrante: Luiz Del Vigna, diretor executivo da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo)
Moderador: Sidnei Teixeira de Castro, mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi

  • 03/06, às 19h30

Tema: Turismo de Experiência
Palestrante: Rodrigo Ramos, coordenador de Turismo do Estado de São Paulo e formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi
Moderador: Carla Kyokawa Wolff, da Dream Makers

  • 04/06, às 10h30

Tema: Tendências para o futuro
Palestrantes: Alan Guizi, docente do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi Igor Tobias, do MCI Group
Moderadora: Elizabeth Wada, docente e coordenadora dos programas de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi
Serviço: Turismo 5.0

Deixe uma resposta