Anhembi (SP) faz 43 anos

Por: Rafael Lima

 O maior complexo de eventos de São Paulo (SP), o Anhembi, comemora aniversário de 43 anos nesta quarta, dia 20data marcada pela inauguração do Pavilhão de Exposições, em 1970. Ao longo dessas mais de quatro décadas, o complexo de eventos passou por muitas transformações e tem se mostrado cada vez mais forte no mercado de eventos.

 

O secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que administra o Anhembi), Marcelo Rehder, destaca resultados de 2013: “A tradição da marca, somada ao know-how e pró-atividade da equipe de Marketing e Vendas, reafirma a confiança e fidelização dos promotores que fecharam seus contratos até a edição de 2020. Isso garante um fluxo de receitas importante para o planejamento e visão de crescimento nos próximos anos”, afirma.

 

Pesquisa lançada em outubro pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que São Paulo tem, em média, 803 feiras que envolvem exposição de bens e serviços e mais de oito milhões de visitantes por ano. Além disso, esse setor relacionado ao mercado de feiras e eventos movimenta, anualmente, R$ 16,3 bilhões na cidade.

 

“São Paulo tem mais de 700 mil m² de grandes espaços para eventos e cerca de 20 centros de feiras e convenções. Só o Anhembi recebe cerca de 50 feiras de negócios ou eventos com feiras por ano, sem considerar shows musicais, congressos e outras atividades”, exemplifica o presidente da SPTuris.

 

Captação de eventos

 

Além das tradicionais feiras, salões e congressos, novos eventos foram captados pela equipe do Anhembi e farão parte da programação no calendário de 2014. “Teremos cinco novas feiras previstas”, antecipa Rehder, “assim como diversos shows nacionais e internacionais que costumam movimentar a cidade e atrair turistas e visitantes”.

 

Organizadores de feiras e salões realizados no Pavilhão de Exposições fazem reserva mais antecipada, a exemplo dos que já estão confirmados até 2020.

 

Congressos e simpósios locados no Palácio das Convenções são reservados, em média, de dois a três anos antes da realização. Já os eventos musicais, como shows e festivais, normalmente, possuem média de reserva prévia de três meses a um ano para definição do espaço e divulgação ao público.

 

“Essa procura antecipada mostra como o Anhembi é bastante flexível para encaixar os eventos que já acontecem e aqueles que demonstram interesse. Como diz o slogan, o ‘Anhembi é do tamanho do seu evento’”, reforça Rehder.

 

Renovação constante

 

O maior centro de eventos da América Latina passará por modernização para receber expositores e visitantes com mais conforto e segurança. Em julho deste ano, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou investimento da ordem de R$ 60 milhões para o Anhembi, como parte da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado ao fortalecimento do turismo em todo o país.

 

Entre as melhorias previstas nas estruturas estão uma série de obras para atualização da tecnologia do Pavilhão de Exposições, que inclui nova rede elétrica e repavimentação completa do piso. Haverá ainda a reforma de banheiros antigos para garantir a acessibilidade, o que permitirá o uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, será feita a adaptação das entradas ao local, a fim de tornar as calçadas mais acessíveis.

 

Na questão de acesso universal, o Palácio das Convenções ganhou, também em julho de 2013, o Selo de Acessibilidade concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, de acordo com as normas técnicas e legislação vigentes. “A ideia é que os outros espaços do Anhembi – o Sambódromo e o Pavilhão de Exposições – também façam adaptações no futuro para que certificação do Selo seja solicitada”, enfatiza Rehder.

 

Outra novidade recente foi o lançamento da nova Marca Anhembi, cujo símbolo é uma referência à cobertura do Auditório Celso Furtado, no Palácio das Convenções. Para acompanhar o constante processo de adaptação aos dias atuais, a logomarca passou por releitura e ficou com estilo mais moderno.

 

As inovações estão na forma mais definida e equilibrada do desenho, com cores mais vivas e tipografia reestilizada. Esse novo desenho transmite mais volume, tem tipografia mais harmônica e orgânica, traduzindo ainda a importância da era digital. Além disso, também está de acordo com o novo site do Anhembi, lançado no começo de 2013.

 

 

Shows musicais

 

Quando se fala em apresentações musicais, o Anhembi sempre é lembrado por ter sido palco de grandes bandas e artistas, tanto nacionais quanto internacionais. Recentemente, Red Hot Chili Peppers, Justin Bieber, Aerosmith, Korn, Whitesnake, Iron Maiden, John Mayer e muitos outros nomes passaram pela Arena Anhembi.

 

Mas o que muitas pessoas não sabem é que, nas décadas anteriores, o Anhembi era o único local para shows da cidade de São Paulo. Uma curiosidade é que as apresentações foram migrando do Pavilhão de Exposições para o Grande Auditório, no Palácio das Convenções, e, atualmente, concentram-se na Arena, o que mostra uma evolução do conceito de espetáculo.

RL

Deixe uma resposta