Atividades turísticas na Bahia crescem 3,1% em outubro

É possível consultar a movimentação turística no estado por meio do Observatório do Turismo da Bahia

0
Crescimento se dá em comparação com o mês anterior. Foto: reprodução.

Em outubro de 2019, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 3,1% frente ao mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12), na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Ainda de acordo com a SEI, o volume das atividades turísticas na Bahia no terceiro trimestre deste ano cresceu 1,8%. Para Walter Pinheiro, secretário estadual do Planejamento, os dados refletem o bom momento do turismo na Bahia.

“Importante destacar que o crescimento desta atividade na Bahia foi maior do que o dobro do índice nacional, que ficou em apenas 0,8% no terceiro trimestre e 1,5% em outubro. Somente de ICMS, arrecadamos 1,8 bilhão de reais neste trimestre analisado, o que representou um aumento nominal de 12,7% com o mesmo período do ano passado”, ressaltou.

Fausto Franco, secretário estadual do Turismo, revela que as perspectivas são boas para o verão, quando a Bahia deve receber mais de 6,2 milhões de visitantes, representando o incremento de 4,5% em relação à temporada anterior.

“O fluxo está distribuído entre as 13 zonas turísticas da Bahia, com grande diversidade de atrativos, desde as praias do litoral, à aventura na Chapada Diamantina e às belezas do Rio São Francisco”, explica o secretário.

A SEI também revelou, através do Boletim Análise Conjuntural do Turismo da Bahia, que o fluxo internacional acelerou 9,5%, mantendo a trajetória de expansão iniciada no terceiro trimestre de 2018 (9,0%). Já o consumo de energia elétrica das atividades características do turismo registrou expansão de 2% neste período, também mantendo a tendência de crescimento do mesmo trimestre do ano passado (1,8%).

O Boletim de Análise Conjuntural está disponível para consulta na nova versão do Observatório do Turismo da Bahia, lançado na última quarta-feira (11), que também destaca informações como fluxo de passageiros nos aeroportos baianos, frequência de voos internacionais com destino a Salvador e movimentação de passageiros no terminal rodoviário de Salvador e nas praças de pedágio, dentre outros. O site é dedicado a investidores, empresários, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados em avaliar o desempenho do segmento.


Leia mais:
Bahia divulga indicadores de desempenho do turismo
Bahia recebe mais de 14 mil voos durante alta estação
Visit Salvador da Bahia recebe Prêmio Nacional do Turismo 2019


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here