Atlantica Hotels realiza 10º Encontro de Vendas

Por: Chris Flores

Na última quinta-feira, dia 5, começou o 10º Encontro de Vendas da Atlantica Hotels no Quality Hotel Jundiaí (SP). Cerca de 200 profissionais, entre executivos de vendas de todo Brasil e equipe de marketing e vendas do escritório corporativo, estão reunidos até hoje, dia 7, para apresentação de resultados, projeções para 2015 e premiações.

 

“Realizamos este encontro nesta época do ano para preparar a equipe para os desafios de 2015. Sabemos que este será um segundo ano de recessão, mas queremos mostrar para nossa equipe que dentro da Atlantica, já temos oportunidades e as respostas para sairmos desta crise”, apontou a vice-presidente sênior de marketing e vendas da Atlantica Hotels, Annie Morrisey.

 

Estratégias para reativar carteiras de clientes, aumentando receitas e planos para atrair clientes da concorrência foram traçados durante o encontro.

 

Desde agosto de 2014 um novo site foi apresentado, com o diferencial de apresentar a melhor tarifa garantida e com a perspectiva de aumentar as reservas online em 13%. Para os agentes de viagens há um portal exclusivo, o Agile Book, onde é possível efetuar reservas online com tarifa acordo, alterar, cancelar e reimprimir reservas, receber confirmação por e-mail e ter controle das reservas efetuadas. Além disso, através do portal de comissões, é possível emitir uma nota por mês por hotel.

 

“Desde o final de 2013 fazemos questão de ter essa transparência com os agentes de viagens e facilitar o pagamento de comissão. Se uma agência fizer 50 reservas no mesmo hotel durante um mês, pode emitir uma única nota ao final do mês e receber sua comissão. Isso diminui a burocracia e possibilita o acompanhamento de resultados”, declarou a gerente de receitas, Marina Julio.

 

A Atlantica também está presente nas redes sociais, com uma média de 6 mil seguidores no Twitter e 100 mil “likes” no Facebook. “Nosso objetivo com as redes sociais é manter um relacionamento próximo com os clientes e aumentar nossa base de dados. Queremos fazer dos seguidores, hóspedes de verdade em nossos hotéis”, disse supervisora de web marketing, Rosangela Silva.

 

Balanço e Perspectivas


Em 2014, 38% das receitas foram através dos canais de distribuição – OTA´s, GDS, mercado internacional – e o restante através do departamento de reservas dos hotéis.

 

“Temos que identificar os potenciais corretos e o melhor posicionamento. Temos que traçar metas, estabelecer objetivos e acompanhar a qualidade; estes são os principais desafios da área de receitas para este ano”, afirmou Marina.

 

Para 2015, a previsão de crescimento da Atlantica é de 8%, com abertura de 10 novos hotéis, sendo as primeiras em Bauru (SP), Vitória (ES) e Rio Branco (AC). 

 

O “padrão Atlantica” oferece wi-fi e café da manhã cortesia em todos os hotéis, além de estacionamento grátis em algumas unidades. O objetivo atual é demonstrar aos clientes a qualidade e diferenciais de cada produto da rede hoteleira. Através de pesquisa feita com os hóspedes, foi identificado que localização, internet e serviços são os itens que fazem a diferença no momento da escolha por um hotel.

 

“2014 foi um ano desafiador e mesmo assim nós crescemos. Neste ano, trabalharemos arduamente com as empresas. Entendemos que a demanda não aumentará, então traçaremos estratégias para que os clientes conheçam nossos benefícios e não escolham os concorrentes. Temos potencial e não precisaremos alterar tarifas, mas sim mostrar onde somos melhores”, explicou o diretor de negócios estratégicos, Marcos Vileski.

 

Há um ano foi criado o departamento de Global Account, que é responsável pelos mercados da América Latina e mapeamento do mercado internacional. Em 2014 já houve um aumento de 78% de receita neste setor. Distribuição de material informativo em inglês e conference calls são atualmente realizadas no exterior para a divulgação dos produtos.

 

“Hoje a maior demanda internacional que nós temos é para o produto Radisson, de categoria luxo. Atualmente, 80% das solicitações estão divididas em 12 hotéis. Nossos serviços, em todas as nossas bandeiras, são diferentes das oferecidas no exterior. O cliente sempre se surpreende quando chega aqui”, informou a diretora de Global Account, Cristiane Roquetti.

 

As bandeiras Radisson, Four Points by Sheraton e Clarion são de categoria luxo. Park Suites, Park Inn, Quality e Comfort Suites são de categoria superior. Já os hotéis Go Inn, Sleep Inn e Comfort estão divididos em categorias budget, econômica e midclass, respectivamente.

 


Christiane Flores

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