Atrações do inverno holandês atraem turistas

Por: Chris Flores

Paisagens nevadas inspiram turistas a aproveitar diversas atrações de inverno na Holanda. Por todo o país, esporte, gastronomia e tours especiais prometem aquecer os visitantes durante a temporada.


Patinação no gelo


Nos meses de inverno, ringues de patinação fazem a alegria de moradores e turistas. Em Amsterdã, as pistas ficam nas praças Leidseplein e Museumplein – onde estão os famosos museus Rijksmuseum e Van Gogh. Outras cidades pelo país, como Delft, Maastricht e Eindhoven, também montam seus ringues. 


Trekking entre montanhas e florestas


A natureza da Holanda ganha outro tom no inverno. E montanhas, dunas, praias e florestas viram um cenário diferente para longas caminhadas.


A trilha pela floresta de Veluwe até o Veluwezoom National Park é deslumbrante. As caminhadas, de 11 ou 14 quilômetros, passam pelas montanhas de Onzalige Bossen até chegar às nascentes no vale Beekhuizerbeek. Em Maarn, há paisagens em transformação ao redor de Utrechtse Heuvelrug. Lá, um tour de 19 quilômetros passa por densas florestas de pinheiros e vias repletas de carvalhos e campos agrícolas. Partindo da estação ferroviária de Zandvoort, a cerca de 30 minutos de Amsterdã, também há uma linda paisagem cercada de praias, dunas e florestas decíduas. Na trilha de 16 quilômetros é possível apreciar as vistas panorâmicas das dunas.


Diversão na costa


A Holanda exibe um litoral de 250 quilômetros com excelentes resorts à beira-mar, boas opções para as férias também no inverno. Banhos de sol e mar dão lugar a atividades mais radicais – nas praias, é possível praticar snowboard, kitesurf, blokart e esqui nórdico.


Entre os destinos mais populares está Zandvoort, a apenas meia hora de carro de Amsterdã, com praia rodeada por duas reservas naturais: Scheveningen e Noordwijk. Outro destaque é a região de Zeeland, na fronteira com a Bélgica, onde podem ser encontrados os melhores frutos do mar da Europa.


Desde 1960, ocorre em Scheveningen o tradicional Mergulho de Ano Novo nas águas frias do mar holandês. Ano passado, mais de 10 mil pessoas corajosas pularam no mar congelado. O evento é organizado em 80 locais em todo o país e acompanhado por 36 mil pessoas.


Sabores do Inverno


Erwtensoep (sopa de ervilha), hutspot (purê de batatas com legumes), kruidenbitter (licor de ervas), anijsmelk (leite de anis), pepernoten (biscoitos temperados) e oliebollen (bolinhas de massa fritas) são algumas das receitas holandesas tradicionais que aquecem o inverno. Em cafés e restaurantes espalhados pelo país, é possível saboreá-los.


Nas cidades do interior, barracas coloridas de rua vendem oliebollen, deliciosas massas doces fritas (semelhantes ao nosso bolinho de chuva).


Para aqueles que gostam de bares, em Amsterdã a pedida é o Xtracold Icebar, onde tudo é congelado, desde os móveis até as paredes e os copos. O visitante veste luvas e roupas térmicas especiais para entrar e aguentar a temperatura de – 10ºC. Os visitantes têm 30 minutos para degustar uma cerveja ou um coquetel de vodka. 


Informações: www.holland.com e no Facebook “Visite a Holanda

 

 

CF

Deixe uma resposta